O dia que a Bíblia parou Belém

Dia 29 de Setembro de 2009 já entrou para a historia da Igreja Adventista do Sétimo Dia no Pará, a cidade literalmente parou para receber a visita da Bíblia gigante que está viajando mundo, através do projeto “Siga a Bíblia”.
Por volta das sete horas da manhã Desbravadores, alunos das escolas Adventistas e centenas de jovens aguardavam a chegada da comitiva no aeroporto internacional de Belém, chegada que aconteceu às oito horas da manhã. Os Desbravadores e estudantes formaram um grande corredor para recepcionar a Bíblia que chegou de Manaus, quando o coordenador do projeto para o contentei Sul Americano, Pr. Edson Choque entrou carregando a bíblia gigante em suas mãos os participantes deram um forte aplauso, ao som da banda municipal de Belém.
Em seguida uma grande carreata aconteceu em direção à sede administrativa da União Norte Brasileira, A bíblia, e líderes da UNB e ABA foram em cima de um jipe do corpo de bombeiros. A policia rodoviária federal, militar, o corpo de bombeiros e agentes de transito deram total cobertura a passeata. Após a visita a sede da União Norte Brasileira a comitiva foi ao Tribunal de Justiça de Justiça do estado, onde foi recebida pela vice-presidente, a desembargadora Raimunda Gomes Noronha que elogiou o projeto. A magistrada destacou a alegria de receber a Bíblia e de sua importância para todas as religiões. Ela lembrou ainda que a maior justiça que existe é a Divina.
Logo após a comitiva chegou ao Instituto Adventista Grão Pará (IAGP), e foram saudados por aproximadamente 1000 alunos que cantaram e encantaram a apresentação. O próximo destino foi a Câmara de vereadores, que prestou uma homenagem à Bíblia de 30 minutos, alguns vereadores usaram o plenário para elogiar o projeto e agradecer a Igreja Adventista pelo trabalho social que sempre presta a sociedade.
A comitiva ainda visitou a sede da Associação Baixo Amazonas, a escola Adventista da Cidade Nova, a Igreja Quadrangular e a prefeitura de Belém
No final da tarde uma carreata seguiu do IAGP para a Aldeia Amazônica, mesmo sob chuva uma festa aconteceu naquele local. Cerca de 1000 pessoas participaram da programação que contou com a palavra de líderes da ABA, UNB E DSA.
O evento ainda contou com a apresentação da banda marcial dos Desbravadores de icoaraci e da apresentação musical de mil vozes, formados por alunos das escolas Adventistas.
Para o Pr. Edson Choque, coordenador do projeto na America do sul, “essa festa está linda e sem sombras de duvidas Deus está contente, pois é a ele que estamos adorando, esse projeto nasceu no coração dele, hoje podemos ver a bíblia impactando a vida da comunidade paraense, e isso é só o começo”

Entrega

"Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nEle, e o mais Ele fará." (Salmo 37:5, ARA)
Li a parábola que conta a história de um rapaz chamado Roberto. Depois de estudar a Bíblia, decidiu ser batizado. No dia do batismo, Jesus chegou para ele e lhe pediu as chaves da sua vida.
Antes de dar o chaveiro, Roberto examinou cada chave. Queria entregá-las a Jesus, mas havia uma pela qual tinha especial consideração. Então, retirou essa chave, guardou-a no bolso e deu as demais para Jesus. O Mestre não falou nada.
O tempo passou. Roberto ia à igreja, participava dos cultos e cantava no coral. Mas sua vida cristã oscilava como uma gangorra. Tinha dúvidas. De vez em quando cometia o pecado que satisfazia a área de sua vida controlada por aquela chave.
Um dia, Jesus veio ao seu encontro e, olhando em seus olhos, pediu-lhe aquela chave. Constrangido, mas seguro de que tinha que fazer isso, entregou-a para Ele.
Essa é apenas uma parábola. Alguém a criou para ensinar que devemos entregar-nos completamente a Jesus, que Ele é quem deve controlar cada aspecto de nossa vida.Entre os discípulos de Jesus houve um que escondeu uma chave: Judas. Ele ouviu os mesmos sermões e recebeu as mesmas instruções que os outros apóstolos ouviram e receberam. Mas continuou controlando seus desejos. A ambição o impediu de dar o controle total de sua vida ao Mestre. Na hora da provação, Judas falhou, e o resultado foi fatal. Ele tirou a própria vida. De que lhe adiantou ter guardado essa chave?
Se você ainda não entregou sua vida completamente a Jesus, faça-o agora. Não deixe para depois. Ore, dizendo: “Senhor, eu Lhe dou tudo o que sou e tenho. Dedico-Lhe meus sonhos e meus projetos. Entrego-Lhe o controle de meu dinheiro e das coisas que possuo. Quero apresentar-Lhe meus amigos, e espero que também sejam Seus amigos. Guie minha vida. Dirija minhas decisões. Controle minha língua, meus ouvidos e meus olhos. E que Sua obra se realize cada dia em minha vida. Eu O amo e quero servi-Lo enquanto eu viver.” Amém!
Não hesite em fazer essa entrega. Você estará dando o controle de Sua vida a Deus, que é o Único capaz de cuidar totalmente de você. O que está esperando?

As chaves

"Eu sou Aquele que vive. Estive morto, mas agora estou vivo para todo o sempre. Tenho autoridade sobre a morte e sobre o mundo dos mortos." (Apocalipse 1:18)
Perdi a chave de casa. Fiquei quatro horas esperando minha mãe chegar para eu poder entrar. Até então não tinha me apercebido do valor de uma chave – um pedaço de metal pequeno, com o poder de abrir e fechar. Normalmente, as chaves são exclusivas. Cada fechadura tem a sua. Se forem feitas cópias, elas precisam ser iguais.Apocalipse 1:18 diz que Jesus tem as “chaves da morte e do inferno” (Versão Revista e Corrigida). A Nova Versão na Linguagem de Hoje traduziu o texto bíblico como “tendo autoridade sobre a morte e sobre o mundo dos mortos”.
Ter a chave é ter autoridade para abrir e fechar. O carcereiro tem essa autoridade porque cuida das chaves das celas. Ele pode prender ou soltar alguém. Pensando bem, é uma grande responsabilidade. Não é qualquer pessoa que pode exercer essa função. Tem que ser alguém de confiança, com muito equilíbrio emocional, alguém incapaz de ser subornado. E nem sempre temos profissionais com essas qualidades.
A morte é o salário do pecado. É inimiga de Deus.
Satanás é o responsável pelo mundo dos mortos (a sepultura). Ali não existe vida. Ali ele mantém os filhos de Deus presos. Quando conseguiu que Jesus fosse morto na cruz, seu plano era mantê-Lo prisioneiro para sempre. Mas nosso Senhor ressuscitou. Jesus venceu a morte. Saiu vitorioso da sepultura. Por isso, Se revelou a João declarando: “Eu estive morto, mas estou vivo e tenho comigo as chaves da morte e do inferno”.
A ressurreição de Jesus Lhe deu o direito de ressuscitar todos os Seus filhos prisioneiros da morte. Ele tem as chaves da sepultura e autoridade para ressuscitar todos os que acreditam e confiam nEle. Isso é verdadeiramente maravilhoso!
Diante dos problemas desta vida, não fique com medo. Viva este e todos os dias de sua vida, convicto de que você tem um Salvador que tem autoridade – um direito conquistado com Seu sangue, suor e lágrimas.
Aleluia! Jesus tem as chaves da morte e da sepultura. Na hora certa Ele vai chamar os santos que dormem no pó da terra.

Projeto Siga a Bíblia - A Bíblia Mundial Chegou

Na manhã desta terça-feira o Clube de Desbravadores Harry Fenner, participou com alegria e vibração da chegada da Bíblia Mundial ao nosso amado Estado do Pará, com um pelotão de desbravadores que fizeram a recepção da Bíblia. O Aeroporto Internacional de Belém foi o palco de abertura do início deste dia de festa para os Adventistas do Sétimo Dia do Pará, que terá seu desfecho em um ato público na Aldeia Amazônica, no bairro da Pedreira, a partir das 19h.
Em carreata a Bíblia foi conduzida até a sede administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia na Região Norte do Brasil, a União Norte Brasileira, onde foi realizada uma cerimônia toda especial.
Muitos Clubes de Desbravadores estiveram presentes, tanto no aeroporto como na sede da UNB, prestigiando e apoiando este grande evento de nossa Igreja, para a honra e glória do nome do Senhor e Salvador Jesus Cristo
Essa Bíblia foi escrita em 66 idiomas (o livro de Jó foi escrito em português), já percorreu 42 países e agora chegou ao Brasil.
Breve neste blog fotos do evento.

Campori UNB 2010 - A indefinição continua.

Mais uma vez o que já era tido como certo ficou para trás. Chegamos até a anunciar neste blog e em nosso informativo mensal que a fatura já estava liquidada, que o Campori da UNB seria realizado em solo paraense, mais detalhadamente, na Faculdade Advenstista da Amazônia - FAAMA. Mas, para meu espanto (e tristeza), a indefinição quanto ao local do evento continua.
A única coisa certa é que, com a ajuda de Deus, lá estará o Clube de Desbravadores Harry Fenner.
Segundo informações o local mais cotado para a realização do evento é o município de Paragominas, no sudeste do Estado do Pará, distante 300 km da capital paraense. Comenta-se que uma equipe do Ministério Jovem da União Norte Brasileira já estaria empenhado para, o mais breve possível, anunciar o nome do novo local.
Lamentamos o fato desse evento não ser mais realizado aqui, bem pertinho de todos nós.

Resultado de enquete

"Na sua opinião, onde deve ser realizado o Campori da UNB?”. Esse foi o tema da nossa última enquete, no Blog do Clube.
Nossos agradecimentos aos que votaram e compartilharam conosco de sua opinião.
O resultado final foi o seguinte: 54% opinaram que o Campori deve ser realizado na FAAMA, Estado do Pará, 39% acham que deve ser realizado no Estado do Maranhão. Os outros 7% preferem que o evento seja realizado em “Outro Local”.
É bom conhecer a opinião de todos. Mais uma vez obrigado pelo acesso e pela participação. Novas enquetes virão por aí.

Clube de Desbravadores Joaquim Viana

Foi realizada no domingo passado, 27.09.2009, a reunião inaugural do Clube de Desbravadores na Escola Estadual Joaquim Viana, em Ananindeua. Uma equipe de líderes do Clube Harry Fenner esteve a frente da programação que conta com o apoio da direção da escola e de professores adventistas.
Durante a programação, os aspirantes tiveram a oportunidade de assistirem vídeo de apresentação do Clube de Desbravadores em suas mais diversas atividades; assistiram ainda vídeo de introdução à especialidade de nós já aprendendo na teoria e na prática a fazerem seus primeiros nós. Palestras, dinâmicas, aulas de como fazer alguns nós (e suas utilidades), como fazer sua própria mochila, foram algumas das atividades do dia.
A satisfação estava estampada nos rostos dos aspirantes. A próxima reunião acontecerá no próximo domingo (04.10.2009), a partir das 09h.

Lixo Eletrônico

"Os ensinos do Senhor são certos e alegram o coração. Os Seus ensinamentos são claros e iluminam a nossa mente." (Salmo 19:8)
Fiquei vários dias sem ler meus e-mails, pois havia muito trabalho, provas e leituras para fazer. Minhas amigas estavam cobrando resposta. Hoje tive um tempinho. Fui correndo para a biblioteca. Acessei a internet e acabei ficando irritada com a quantidade de lixo que havia em minha caixa. É uma chatice.
Thaís, esse é um tipo diferente de lixo! Não cheira mal, mas recebeu o nome de lixo eletrônico. São mensagens indesejáveis, conteúdos eletrônicos que incomodam e atrapalham os usuários da internet. Eles vêm nos famosos Spams – mensagens comerciais enviadas para muitos endereços ao mesmo tempo. Chegam a congestionar os provedores, como congestionou sua caixa.
A única defesa dos usuários são os antivírus. Eles são capazes de filtrar a maioria das mensagens indesejáveis. Quem usa a internet não pode se dar ao luxo de não ter antivírus em sua máquina. Existe muita gente má, que usa a inteligência para prejudicar os outros. E fazem isso por prazer.
Sua mente é como o HD de um computador. Deus colocou nela o “sistema operacional” que distingue você dos animais irracionais. Além desses dados que fazem de você um ser único, existe espaço para muitas outras informações, dados que você decide inserir, programas que você escolhe instalar. A máquina é de Deus, mas Ele deu a você o direito de usá-la do jeito que quiser.
Você pode programar sua mente para ser uma bênção ou uma maldição. Ela poderá ser uma lixeira ou um local onde são guardadas boas informações. Você é quem decide.
Recomendo que você instale o mais poderoso e gratuito antivírus do Universo: o Espírito Santo. Ele guiará você e o ajudará a filtrar as informações recebidas. Dará a você a sabedoria necessária para que sua “máquina” cumpra os propósitos que Deus tem para ela.
Não deixe o diabo destruir seu HD. Proteja-o dos lixos deste mundo. Guarde-o para que tenha uma vida feliz aqui e na eternidade, quando Jesus voltar.

Miguel

"Nesse tempo, aparecerá [...] Miguel, o protetor do povo de Deus. Será um tempo de grandes dificuldades, [...] Mas nesse tempo serão salvos todos os [...] que tiverem os seus nomes escritos no livro de Deus." (Daniel 12:1)
Não consigo entender por que os filhos de Deus sofrem. Com freqüência, são discriminados e marginalizados na sociedade. A história revela que muitos foram torturados até a morte. Por que Deus permite isso?
Thaís, Deus permite porque Ele sabe e vê diferentemente de você! Este mundo é o reino de Satanás, mas legalmente pertence a Jesus. Quando Jesus ressuscitou dos mortos obteve a vitória sobre o diabo. Ele comprou com Seu sangue os seres humanos de todas as nações, tribos, povos e línguas. Jesus é o dono da Terra. Só que Ele ainda não veio tomar posse. O processo ainda não terminou. E, enquanto isso não acontecer, os filhos de Deus poderão ser massacrados pelo demônio e seus seguidores. E Deus permite isso para mostrar ao Universo quão maligno é o diabo. Ao mesmo tempo, os que servem a Deus têm a oportunidade de demonstrar sua fé.
Mas, em Daniel 12:1, o profeta viu Miguel, “o Grande Príncipe”, levantando-Se em defesa de Seu povo.
Miguel é um dos nomes de Jesus nas Escrituras Sagradas. Não confunda com Gabriel, o anjo que assumiu o lugar deixado por Lúcifer. Miguel, nome que significa “Quem é como Deus?” é Jesus. Um dia, Ele Se levantará para defender Seu povo.
Quando esse dia chegar, haverá um tempo de angústia como nunca houve. Jesus vai acertar contas com os seguidores do mal. As pragas registradas no livro do Apocalipse começarão a cair. Elas farão parte do acerto de contas que o Criador fará com a humanidade pecadora. Isso não é vingança. É apenas conseqüência de terem escolhido um anjo rebelde como guia.
Não se esqueça de Jesus. Aceite-O como seu Salvador pessoal. Mesmo que você tenha nascido em uma família cristã, você precisa escolher. Faz parte do plano de Deus que cada pessoa opte por segui-Lo.
Miguel quer ser seu grande príncipe. Ele vai libertar os que estão com o nome escrito no livro da Vida. Seu nome deve estar lá. Só depende de você.

Dividindo para multiplicar

Uma representação do Clube de Desbravadores Harry Fenner participou nesta manhã de reunião realizada pela direção da Escola Estadual Prof. Joaquim Viana com os pais dos alunos. A participação se fez necessária para esclarecer dúvidas dos responsáveis e fazer o convite verbal para a reunião inaugural que acontecerá no próximo domingo, dia 27 de setembro, a partir das 09h.

Novo clube de desbravadores

Clube de Desbravadores Harry Fenner realiza trabalho de divulgação na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Prof. Joaquim Viana, no município de Ananindeua, com o objetivo de promover a instituição Clube de Desbravadores, tanto a nível mundial quanto a nível local e criar um novo clube que se reunirá nas dependências do estabelecimento de ensino citado.
O trabalho conta com o apoio de professores e Direção da escola, que irá ceder os espaços para a realização das reuniões e futuros eventos do novo clube.
No próximo domingo, dia 27 de setembro, será realizada a primeira reunião ainda em caráter de divulgação. Uma equipe de líderes do Clube Harry Fenner ficará encarregada de dirigir o encontro e formar as bases de mais um clube de desbravadores.

Nosso e Meu

"Pai nosso, que estás no Céu, que todos reconheçam que o Teu nome é santo. Venha o Teu reino. Que a Tua vontade seja feita aqui na Terra como é feita no Céu." (Mateus 6:9, 10)
Os discípulos pediram que Jesus os ensinasse a orar. Então, Ele ensinou a oração que ficou conhecida como o “Pai Nosso”. Essa é a expressão inicial da oração na qual Deus Se revela como nosso pai. “Nosso” quer dizer de todos os seres humanos.
De fato, Deus é nosso Criador e, como tal, nosso Pai. Somos filhos dEle. Mesmo que não O aceitemos como Pai, ainda continuamos sendo Seus filhos.
No Salmo 23, o salmista compara Deus a um pastor de ovelhas. Mas ele o chama de “meu pastor”, e não de “nosso pastor”. Não parece estranho? Parece que soaria melhor chamar Deus de “nosso pastor”. Tentei entender a lógica do “nosso” e do “meu”, e concluí que, por nascimento, todos somos filhos de Deus. Logo, Deus é nosso Pai. Mas aceitá-Lo como pastor é uma opção pessoal.
Deus quer ser o pastor de todos. Mas Ele respeita a decisão de cada um. Ele só será pastor de quem O aceitar. Por isso, Davi fala em “meu Pastor”, porque ele aceitara ser ovelha do rebanho de Deus.
Você é um adolescente e vive uma maravilhosa fase da vida. É verdade que há conflitos, crises e grilos na sua cabeça. Mas isso vai passar. Você pode fazer desse período uma feliz aventura.
Entre as grandes escolhas que você tem que fazer como adolescente estão a profissão e a religião. Você tem que fazer de Deus o seu pastor. E dessa decisão dependerão as outras. É claro que há muita gente fazendo escolhas sem levar Deus em conta. Mas tudo seria melhor se tivessem se lembrado dEle.
O que faz um pastor de ovelhas? Ele guia o rebanho às águas tranqüilas, às pastagens verdejantes e aos lugares de descanso. Mesmo quando as ovelhas precisam passar por caminhos perigosos, o pastor está lá, conduzindo-as em total segurança. É isso que Deus fará quando for seu pastor.
Deus está Se oferecendo para ser seu pastor. A única coisa que espera é que você aceite Seu oferecimento e permita que Ele o conduza. O que você está esperando?

Confissão

"Quem tenta esconder os seus pecados não terá sucesso na vida, mas Deus tem misericórdia de quem confessa os seus pecados e os abandona." (Provérbios 28:13)
Tem gente para tudo nesta vida. O camarada pisou na bola. Ofendeu minha amiga. Foi muito grosseiro. Depois veio pedir desculpas, dizendo: “Se eu errei...”
“Se” é uma partícula condicional na língua portuguesa. Ao se desculpar, declarando: “Se eu errei...”, está dizendo que não tem certeza do erro cometido. Não está admitindo sua culpa. Quem reconhece que errou pede desculpas, dizendo: “Perdoe-me, eu errei!” “Desculpe-me pelo meu erro!”, e não: “Se eu errei, quero que você me perdoe!”
Você tem toda a razão, Thaís! A autêntica confissão reconhece o erro. E a melhor forma de corrigir um erro é pedindo perdão. Nem sempre a gente consegue eliminar as conseqüências produzidas pelo erro. Mas, pelo menos, dá-se um passo para restaurar relacionamentos rompidos. E isso é bem melhor do que continuar errando. Reconhecer o erro e pedir perdão cura as feridas emocionais causadas por ele, além de ajudar o ofensor a não cometer o mesmo erro outra vez.
Deus nos perdoa de graça. O preço Jesus já o pagou quando morreu na cruz. Mas uma das condições para que Deus nos perdoe é que haja confissão do pecado.
A confissão implica o reconhecimento do erro e o desejo de fazer as coisas certas da próxima vez. Este é o espírito que Deus aprecia: um coração triste por ter errado. Deus não faz isso para ver a pessoa humilhada. Pelo contrário, quer erguê-la. Mas a humilhação da confissão faz parte do processo da cura e recuperação do indivíduo.
Que ninguém espere ser perdoado dizendo para Deus: “Senhor, se eu errei, quero que me perdoe!” Essa é uma afirmação muito genérica. Deus requer que sejamos específicos quanto ao que fizemos de errado. Espera que o pecador arrependido diga: “Senhor, eu errei quando colei na prova de matemática. Perdoa-me!”
Portanto, quando você errar, procure reconhecer o erro. Em seguida, confesse sua culpa e peça perdão a Deus ou a qualquer pessoa que você feriu ou magoou. Pode parecer fraqueza, mas não é. A confissão traz uma paz muito legal. Vale a pena experimentar.

Projeto Siga a Bíblia - A Bíblia está chegando

O Clube de Desbravadores Harry Fenner está se preparando para receber a Bíblia do Projeto Siga Bíblia. O Clube formará um pelotão especial que recepcionará a Bíblia no aeroporto internacional de Belém.
Esta Bíblia foi escrita em 66 idiomas. Cada livro em um idioma diferente. O livro de Jó foi escrito em português.
A Bíblia chega em Belém na manhã do dia 29 de setembro e percorrerá algumas ruas da capital paraense em uma carreata que promete chamar a atenção da população para o objetivo principal do projeto, que é o incentivo à leitura da Bíblia.

Lata de Lixo

"Essa ordem está sendo dada a fim de que amemos uns aos outros com um amor que vem de um coração puro, de uma consciência limpa e de uma fé verdadeira." (1 Timóteo 1:5)
Tenho nojo de lixo. Quase não consegui comer na hora do almoço.
Saindo do colégio, passei ao lado de um depósito de lixo de um condomínio. Não sei se os lixeiros estavam em greve, mas o mau cheiro era insuportável. Senti ânsia de vômito. Corri uns 50 metros com as narinas tapadas. Como estava sozinha, comecei a cantar para tirar da mente o que eu vira. Não posso contar, mas era nojento demais. E por mais que eu cantasse, a cena do lixo não saía da minha cabeça.
Compreendo, Thaís! Lixo é sempre lixo. Em qualquer lugar é a mesma coisa. Pode ser lixo de ricos ou de pobres, eles exalam mau cheiro do mesmo jeito. Quem entende bem disso são as pessoas que moram próximas aos aterros sanitários. Ninguém gosta. A única exceção são os urubus. Eles é que apreciam carniça.
Você sabia que sua mente pode ser uma fruteira ou uma lata de lixo? Cada pessoa é que vai decidir sobre as idéias que colocará dentro dela. Se forem boas, ela será perfumada. Se ruins, poderá exalar mau cheiro. A diferença pode ser percebida no olhar, na fala, nas atitudes e, finalmente, no comportamento do indivíduo.
Jesus falou sobre isso quando disse que a boca fala do que o coração está cheio. A verdade é que só podemos dar o que temos.
O mundo no qual você vive está cheio de coisas boas e ruins. Você viverá fazendo escolhas, optando. Não tem jeito. Precisa selecionar o que vê, o que assiste e o que lê. Também o que conversa e aonde vai. Esse processo é fundamental para que sua mente não vire uma lata de lixo, cheia de sujeira asquerosa e nojenta.
Pela graça de Deus, conscientize-se dessa realidade. Em seguida, decida fazer de sua mente uma fruteira – linda e cheirosa.
Um dos segredos para manter a mente limpa é ocupar bem o tempo. Evite a ociosidade. Procure o que fazer. Pode ser um curso profissionalizante, música, inglês, espanhol, computação, etc. E, se nada disso for possível, ofereça-se para fazer algum trabalho voluntário. Comece hoje mesmo. Você vai perceber que vale a pena.

Líder Mundial dos Jovens realiza Semana de Oração no IAENE

Cachoeira, BA... [ASN] Banners e outdoors pelo campus e localidades adjacentes ao IAENE (Instituto Adventista de Ensino do Nordeste) anunciavam a semana de oração “Jesus, nosso super herói” com o líder mundial de jovens da Igreja Adventista, pastor Baraka Muganda, que aconteceria de 4 a 12 de setembro. A expectativa do início da semana, marcada há 5 anos, era grande e a surpresa de seu começo foi maior ainda. Ele não apareceu. Na sexta à noite, comunidade iaenense e igrejas vizinhas lotavam o templo, com capacidade para 2 mil pessoas, no grande desejo de conhecer e ouvir o líder mundial de jovens da igreja adventista. Devido a um problema de saúde, porém, o pastor Baraka Muganda conseguiu chegar ao IAENE na segunda-feira para aí sim assumir a programação que estava sendo dirigida pelo líder de jovens da União Este Brasileira, pastor Udolcy Zukowski.No sermão da primeira noite o pastor Baraka citou celebridades brasileiras surpreendendo o público por sua proximidade com a nossa cultura. Também explicou a diferença entre celebridade e herói. O primeiro vive pra si, o segundo vive para os outros. Entre surpresas, risadas e reflexões, o pastor Baraka não só atendeu, mas superou as expectativas.No encerramento da semana, o público já se mostrava conquistado pelo carisma do orador. O pastor, com seu jeito peculiar de se expressar, imitou personagens bíblicos, fez comparações práticas para revelar verdades e contou experiências pessoais sempre com muita espontaneidade. O próprio tradutor, doutor e pastor Milton Torres, fez o seguinte comentário sobre os sermões do líder jovem “são mensagens entre as mais bonitas que já ouvi na vida”.
[Equipe ASN - Gislene Goulart / Fonte de informação: Blog do CDFS]

Feira do Desbravador

O Clube de Desbravadores Harry Fenner destacou uma equipe de líderes que realizaram hoje pela manhã (18.09.2009), na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Joaquim Viana, na Rodovia Mário Covas, bairro do Coqueiro, no município de Ananindeua, a Feira do Desbravador.
O objetivo do evento é promover o trabalho realizado pelo clube entre os juvenis e adolescentes, família dos desbravadores e comunidade. Na ocasião, será apresentado o Clube de Desbravadores como uma instituição mundial, demonstrando quem somos, o que fazemos, onde estamos (à nível mundial) e também serão feitas algumas demonstrações práticas, como por exemplo montar, desmontar e arrumar uma barraca, além de exposição dos uniformes utilizados pelos desbravadores nas suas diversas atividades.
A iniciativa surgiu a partir da criação de um pelotão para o desfile anual da semana da pátria e do interesse de alguns professores pela criação de um Clube dentro do estabelecimento de ensino, tendo como membros os próprios alunos.

Conformados

"Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente. [...] Assim vocês conhecerão a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a Ele." (Romanos 12:2)
Não entendo como é que a Larissa suporta as pressões que seu irmão faz sobre ela. Ele é mais velho. Dá ordens como se ela fosse sua escrava. Ela tem que lavar e passar as roupas dele, engraxar seus sapatos e limpar seus tênis. É um absurdo. O cara é um mau caráter. E ela se submete. Fico revoltada só de saber que isso acontece em pleno século 21.
Ela tem medo. Perdeu seus pais quando menina. Vive com a avó e o irmão. Como alguém pode ser tão conformista!
Pior do que isso, Thaís, é alguém se conformar com este mundo! É assimilar os conceitos da maioria. É entrar no barco e descer a correnteza sem saber para onde está indo.
É muito comum os adolescentes absorverem uma idéia nova. Quando todo mundo faz, ele também faz, só para não ficar por fora. Não tem coragem de assumir uma idéia diferente diante do grupo.
Conformar-se com o mundo é ser como uma lesma – sem coluna vertebral, que se adapta ao que aparece pela frente, que segue qualquer nova idéia.
Não é isso que Deus espera de Seus filhos. Ele quer gente pensante, adoradores racionais. Ele nos capacitou com senso crítico e quer que o usemos. É verdade que ele está avariado pelo pecado. As interferências são muitas. Mas Deus promete ajudar os que buscarem Seu auxílio.
Mesmo em meio ao nevoeiro de idéias confusas, qualquer adolescente pode filtrar informações e optar pelo inconformismo. Isto é, não aceitar só porque todos aceitam, não fazer só porque todos fazem; mas aceitar e fazer porque é correto. Esse é o melhor caminho, e está em harmonia com a vontade de Deus.
Não se conformar com o mundo é fazer diferença na sociedade. É levantar a voz contra a discriminação, o preconceito e a injustiça. É defender o mais fraco e ajudar o necessitado. E, para fazer isso, nem sempre é preciso pegar um carro de som e sair gritando pelas ruas.
Um velho ditado diz que quem cala consente. Portanto, faça a diferença. Não se conforme com este mundo.

Detergente

"Com a pá que tem na mão, ele vai separar o trigo da palha. Guardará o trigo no seu depósito, mas queimará a palha no fogo que nunca se apaga." (Lucas 3:17)
A corrente de minha bicicleta soltou-se das engrenagens. Deu um trabalho para colocá-la de volta. Cheguei em casa com as mãos sujas de graxa. Procurei um detergente no armário onde é guardado o material de limpeza. Encontrei um que limpou muito bem. E o melhor é que era biodegradável. Se não existisse detergente, como limparia minhas mãos? Não faço a menor idéia.
Léo, é bom conhecer soluções alternativas! Sabão e areia ajudam a remover sujeiras grossas. E, numa emergência, tendo cuidado para não corroer a pele, cinza funciona muito bem.
Você já percebeu que pensamentos ruins, estimulados pela raiva e pela vingança, mancham a mente? Imagens imorais também. O que é capaz de remover essa sujeira?
Um copo vazio é um copo cheio de ar. Sob essa perspectiva, ele nunca está vazio. Nossa mente também não. A verdade é que pensamos o tempo todo – estejamos ou não conscientes disso.
Quando os pensamentos são bons, nossas ações também são boas. Isso é verdade também para os pensamentos ruins. Muitas vezes, eles nos influenciarão a praticarmos o que não queríamos.
A Bíblia tem o poder de purificar a mente. Ela funciona como o detergente da alma. Ela é a Palavra de Deus em nosso jeito de falar. Contando histórias, mostra a dureza do coração humano contrastada com a bondade de Deus. A Bíblia remove da mente a sujeira deixada pelo pecado.
Satanás fará tudo para você não ler a Bíblia. Ele sabe que, se você estudá-la, ela vai purificá-lo. É por isso que ele prefere que você gaste seu tempo assistindo televisão, jogando video game, navegando na internet. Enfim, fazendo qualquer coisa que não seja ler a Bíblia. Seu plano é detonar sua mente. Já o plano de Deus é restaurá-la ao seu estado original.
Nessa guerra, você decide o que fará. O detergente de Deus está à sua disposição. Use-o cada dia. Faça da Bíblia a fonte de suas grandes idéias. Já que sua mente vai pensar, então que pense coisa boa. O que está esperando para começar?

Desbravadores homenageiam corpo de bombeiros

"Os desbravadores de Presidente Venceslau realizaram uma homenagem ao Corpo de Bombeiros da cidade"
No dia 2 de setembro em meio às comemorações da Semana da Pátria , os desbravadores de Presidente Venceslau realizaram uma homenagem ao Corpo de Bombeiros da cidade. Na ocasião foram inauguradas as novas instalaçoes do quartel que vinha sendo construído há alguns meses.
As autoridades locais representadas pelo prefeito municipal Sr. Ernane Erbella, Vereadores, e o Comando da Polícia Militar da região, foram presenteadas com um quadro de nós gigante confeccionado para o evento. Sob a liderança do Sr. Carlos Alberto Marrone, o clube de desbravadores Maranata marcou presença no evento, sendo muito elogiado por todos e despertando a atenção da mídia local.
Segundo Marrone “o quadro de nós é um marco na história dos bombeiros, pois todos os que visitarem o local terão a oportunidade de ver esta linda obra realizada pelos desbravadores”. Na avaliação do Pr. Robson Lopes, “esta foi uma excelente oportunidade de tornar conhecido o trabalho desenvolvido pela igreja junto a comunidade local.” [Fonte: www.ucb.org.br]
O Clube de Desbravadores Harry Fenner realizará dia 20 de setembro de 2009 (domingo), treinamento com o objetivo de preparar os desbravadores para o próximo acampamento e, também, como cumprimento de iten de cartão para investidura no encerramento das atividades anuais.
O local escolhido para o treinamento foi o Coqueirão, área verde pertencente à Igreja Adventista do Sétimo Dia, onde foi realizado o último Campori da Associação Baixo Amazonas.

Colheita

"Semeia pela manhã a tua semente e à tarde não repouses a mão, porque não sabes qual prosperará; se esta, se aquela ou se ambas igualmente serão boas." (Eclesiastes 11:6, RA)
Fiquei deslumbrada com sua beleza. Era muito linda! Quando abri a janela do meu quarto, hoje pela manhã, eu a vi pela primeira vez. Havia desabrochado durante a noite.
Há um ano, eu ganhei num shopping a mudinha de uma flor. Plantei-a e segui todas as orientações recomendadas no cartão. Achava que logo iria crescer. Mas demorou. Era uma planta feia, com folhas estranhas.
Um dia surgiu o que parecia ser o protótipo de um cacho de flor. Ficou assim por umas duas semanas. Hoje ela abriu. Fiquei encantada. Descobri que era uma espécie de orquídea. Maravilhosa!
Essa experiência me ensinou que existe tempo para todas as coisas. Sou muito apressada. Quero que as coisas aconteçam já. Percebo que sofro sem necessidade quando ajo dessa forma. Porque, por mais que me estresse, não vai mudar nada. Eu tive que esperar para poder ver a beleza dessa flor. Mas quero dizer que valeu a pena. Vi e senti o resultado do meu trabalho. Estou muito feliz!
Parabéns, Thaís! O que você viveu pode muito bem ser chamado de “lei do plantio e da colheita”. A gente colhe o que planta, geralmente tempos depois de haver plantado. Outra coisa interessante é que a colheita é maior do que o plantio. Em uma colheita bem-sucedida, as sementes se multiplicam. Planta-se pouco, colhe-se muito.
Isso também é verdade para sementes ruins. Quem planta um saco de trigo vai colher vários sacos de trigo. Vai ter alimento. Vai transformar sementes em dinheiro e com ele comprar o que deseja. Mas quem planta um saco de espinhos também vai colher uma porção de espinhos. E aí, só terá problemas. E que problemão! Espinho não dá para comer, e muito menos para vender.
Fique esperto. Plante boas sementes. Você vai fazer uma colheita legal na vida adulta. Eis algumas boas sementes: Deus como prioridade, amigos que levam a sério a religião, dedicação aos estudos, alimentação saudável, prática de exercícios. Enfim, viver do jeito que o Criador planejou. Tudo isso vai contribuir para que você tenha uma boa colheita, fazendo de você uma pessoa feliz e realizada.

Decisão Radical

"Ele foi um pouco mais adiante, ajoelhou-Se, encostou o rosto no chão e orou: – Meu Pai, se é possível, afasta de Mim este cálice de sofrimento! Porém que não seja feito o que Eu quero, mas o que Tu queres." (Mateus 26:39)
Fiquei impressionada com a história de Aron Ralston. Analisamos, em classe, a capacidade do ser humano diante dos desafios. Qual teria sido minha reação? É difícil imaginar. E também acho que não devo ficar imaginando coisas que não existem. Mas que o cara foi corajoso, isso foi.
Também concordo, Thaís! Mas conheço uma história melhor. A história de Jesus Cristo.
Jesus levou uma vida “radical”. Viveu nos extremos. Sua concepção foi pelo Espírito Santo. Nasceu em um estábulo. Viveu em Nazaré, cidade cuja fama não era boa. Sua família era honesta, mas muito pobre. Trabalhava como carpinteiro.
Seus discípulos, com poucas exceções, eram pessoas sem destaque na sociedade. Mas Jesus não viu só o que eles eram, mas naquilo que poderiam se tornar, depois de passar um tempo aprendendo com Ele. Viu o verdadeiro valor deles, coisa que quase ninguém vira.
Um dia, Ele tomou uma decisão radical. (Aliás, o fato de ter-Se tornado homem já havia sido resultado de uma decisão radical.) Aconteceu quando Ele agarrou-Se à terra úmida do Jardim do Getsêmani e decidiu ir até o fim e morrer para salvar a humanidade.
As horas que se seguiram foram de dor e agonia, impossíveis de serem descritas. Ele não cortou o braço. Ele deu a Si mesmo, por inteiro, sem reservas. E não fez isso para Se salvar, como Aron. Ele Se entregou por amor. Para salvar aqueles que O matavam.
Jesus podia Se livrar? Claro que sim! Ele disse isso a Pedro, quando este tirou a espada e cortou a orelha de um dos servos do sumo sacerdote: “Você não sabia que eu podia rogar ao Pai e que Ele mandaria uma legião de anjos para me proteger?” (Mateus 26:53).
Isso é que é amor! Dar a própria vida para salvar quem não merece ser salvo.
Jesus ama você com esse amor ilimitado. Deseja que seja feliz, que opte por segui-Lo, que prefira sofrer ao Seu lado a experimentar os prazeres passageiros do pecado.
Essa é uma decisão radical. Faça isso hoje e experimente o verdadeiro significado da vida.

Campori reúne 2.200 Desbravadores do sul do Maranhão

Imperatriz, MA ... [ASN] O II Campori de Desbravadores da Missão Sul Maranhense (MSMa) – No Brilho da Esperança, que aconteceu entre os dias 03 a 07 de setembro em Imperatriz/MA, no Parque de Exposições Lourenço Vieira da Silva reuniu cerca de 2.200 Desbravadores do Sul do Estado.O evento promovido pelo Ministério Jovem da MSMa contou com a presença de autoridades locais da Igreja e do Estado, dentre eles Pr. Aquino Bastos – líder de jovens da União Norte Brasileira, Pr. Samuel Bastos – presidente da MSMa, líderes de de jovens Agenilton Marques- ABA, Nazareno- ASPA e Carlos Campitelli – MMA além de todos os pastores distritais do campo. Estiveram presentes, também, o prefeito da cidade, Sr. Sebastião Madeira, o secretário estadual para o Sul do Maranhão Ademar Freitas, o ex Vice-Governador Pr. Porto alem de representantes da Marinha, Exército, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar. O cantor Danilo e vários grupos locais também abrilhantaram a festa através de suas vozes.
Durante os cinco dias do evento, os desbravadores puderam de fato viver “No Brilho da Esperança”, através de diversos projetos comunitários como arrecadação de alimentos, doação de sangue e uma linda passeata realizada na manhã de sábado, dia 05 de setembro, onde os desbravadores saíram às ruas da cidade com o propósito de conscientizar a população sobre os malefícios do álcool e das drogas.
Dentre os momentos mais marcantes, pode-se mencionar a Santa Ceia realizada no Pôr-do-sol de sexta, dia 4 de setembro, onde todo o acampamento participou num ato de consagração e humildade de cerimônia e a investidura de 32 novos líderes, que arrancou lágrimas dos olhos, tanto dos investidos como dos expectadores.
O encerramento se deu na segunda, dia 07, com um lindo desfile cívico nas ruas de cidade pelos desbravadores que encantaram o público imperatrizense. Para o Pr. Renato Seixas, idealizador do evento, o principal objetivo foi alcançado: fazer com que nossos meninos e meninas voltassem para suas casas mais alegres e motivados a servirem na causa de Deus. /Equipe ASN, Marcos Daniel/

[Fonte: Blog do CDFS]

Prêmio Comunicando Jesus - Vote neste Blog

Como já mencionamos anteriormente, o blog do Clube de Desbravadores Harry Fenner está concorrendo, pela primeira vez, ao prêmio Comunicando Jesus na Web 2009 na categoria Blog.
O prêmio tem como objetivo principal incentivar o aprimoramento dos websites/blogues relacionados a Igreja Adventista do Sétimo Dia, através de uma votação que irá apontar os melhores websites/blogues inscritos em cada categoria.
CLIQUE AQUI PARA DAR O SEU VOTO (ou no ícone no início do blog).
Após enviar o seu voto, você receberá um e-mail com informações para confirmá-lo. Seu voto só será validado após v a conclusão dos procedimentos de confirmação exigidos pelos organizadores do concurso.
Conto com o seu apoio.

É Melhor

"Se uma das suas mãos ou um dos seus pés faz com que você peque, corte-o e jogue fora! Pois é melhor você entrar na vida eterna sem uma das mãos ou sem um dos pés do que ter as duas mãos e os dois pés e ser jogado no fogo eterno." (Mateus 18:8)
Recebi o resultado da prova de história. Ela tinha 10 questões com múltiplas escolhas. Tirei uma nota baixa. Minhas respostas não foram as melhores opções. Em cada questão havia “a melhor”. Eu, no entanto, não consegui identificá-las.
“A melhor” é uma expressão interessante. Indica que uma pessoa teve a oportunidade de escolher entre várias alternativas.
Nem sempre o que parece ser “a melhor” opção o é de fato. Muitas vezes, é a única que se tem. Foi o que aconteceu com Aron Ralston.
No dia 26 de abril de 2003, ele foi até o Parque Nacional dos Cânions, no Colorado, Estados Unidos. Estacionou o carro, pegou uma bicicleta e pedalou cerca de 24 km até a abertura de uma garganta profunda.
Seu plano era descer a garganta por uma corda. Tudo ia bem até que uma grande rocha escorregou e prendeu sua mão direita contra a parede de pedra.
Ele tentou soltar a mão. Tirou lascas da pedra com seu canivete. Usou polias e cordas que estava carregando para mover a rocha. Mas nada funcionou.
Três dias depois, a água e a comida acabaram. Ele pensou que ia morrer. Mas decidiu fazer alguma coisa. Foi então que escolheu “a melhor” alternativa, a única disponível naquele momento crítico de sua vida: iria cortar seu braço.
Inicialmente isso lhe pareceu loucura. Mas, depois de muito pensar e programar-se para tal, decidiu fazê-lo na manhã da quinta-feira. Estava preso desde o sábado à tarde. Essa decisão radical salvou sua vida.
Jesus disse que, se existe alguma coisa que atrapalha nossa salvação, ela deve ser eliminada. O Mestre usou a alegoria de cortar fora a mão.
É exatamente isso que os médicos fazem. Se existe uma gangrena no pé, eles o amputam, porque é melhor viver sem um dos pés do que morrer com os dois.
O que é melhor para você? Talvez ainda não saiba, mas procure saber. Um guia que não falha é a Bíblia, a Palavra do Criador. Ele sabe o que é, de fato, melhor para você. Busque o Senhor neste novo dia. Ele o ajudará a escolher sempre “o melhor”.

Lembranças

"Deitado na sua cama, ele planeja maldades. Ele anda por caminhos que não são bons e nunca rejeita as coisas más." (Salmo 36:4)
O dia 11 de setembro de 2001 entrou para a história da humanidade. Os atentados terroristas desse dia mataram mais de 3 mil pessoas inocentes. Destruíram o símbolo do poder econômico americano, as duas torres gêmeas de Manhattan. Provavelmente, quando isso aconteceu, você era bem pequeno. Mas, enquanto viver, ouvirá falar desse dia.
É o pecado que faz isso. A maldade extrema leva à insanidade mental. Dirigido pelo ódio, o indivíduo é capaz de cometer monstruosidades.
Foi o que fizeram com Jesus. Pela força O retiraram do Getsêmani, enquanto Ele ali orava. Bateram nEle, cuspiram em Seu santo rosto, escarneceram e zombaram dEle. Para completar, exigiram que Ele levasse a cruz e O crucificaram como se fosse um bandido.
Jesus morreu como um marginal. Aquela cruz era de Barrabás. Este, sim, merecia morrer pelos crimes cometidos. Mas não Jesus, que era inocente e só fez o bem às pessoas. Ele sofreu o maior ato de terrorismo da história. Que Deus nos livre de agir como aqueles que torturaram o Salvador!
Não devemos nos afastar de Deus porque nEle encontramos segurança e força para sermos agentes do bem. Guiados por Deus, faremos uma diferença positiva em nossa família, no colégio e na sociedade. Seremos da paz. Nunca faremos a guerra. E quando falo em guerra, estou pensando em brigas. Um filho de Deus está sempre fora de confusões e contendas. Se não pode apaziguar, não vai estimular. Fará de tudo para viver em paz, mesmo que os colegas debochem, porque sabe o que quer e por que quer. E isso é muito legal.
Mesmo sendo adolescente, você pode fazer a diferença. Busque conhecer Deus nas páginas de sua Bíblia. Adore e sirva a Jesus com alegria. Faça dEle a razão de sua existência. Viva este dia e todos os demais erguendo bem alto a bandeira branca da paz.

Prêmio Comunicando Jesus - Começou a votação

Desde o dia 10 de setembro de 2009, está aberta a fase de votação pela internet do Concurso "Comunicando Jesus". O Blog do Clube de Desbravadores Harry Fenner está inscrito neste concurso que tem como objetivo ajudar na divulgação de blogs e sites adventistas.
Ao acesar este blog mostre seu apoio através de seu voto. Está disponível em nosso blog um ícone do troféu virtual que aqui funciona como um link de acesso à página de votação. Clique e dê seu voto. [Direção de Comunicação e Informática - DCI/CDHF]

Água

"E continuou: – Tudo está feito! Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. A quem tem sede darei água para beber, de graça, da fonte da água da vida." (Apocalipse 21:6)
Eu gosto tanto de água que chegaram a me apelidar de pato. Gosto de água tanto para beber quanto para brincar com ela. Na chácara de meus avós há um riacho de águas cristalinas, que desce das montanhas. É tão limpo que chega a ser transparente. Dá até para beber a água. Eu me abaixo, encho minhas mãos e bebo. É geladinha e tem um gostinho de mato.
Léo, acho que você não deveria fazer isso! A água pode estar aparentemente limpa, mas invisivelmente contaminada. Segundo a Organização Mundial de Saúde, cerca de 80% de todas as doenças nos países em desenvolvimento são provenientes de água de má qualidade.
As doenças mais comuns transmitidas pela água são: febre tifóide, cólera, diarréia, hepatite infecciosa tipo A, giardíase e outras. Se a água não for tratada, ferva antes de usá-la. Assim, os riscos de contaminação serão menores.
Espiritualmente falando, existe muita água contaminada neste mundo. Poços com água podre, enxurrada de material permissivo em forma de literatura, vídeos e sons. Eles invadem os lares e destroem as pessoas. E o pior é que muitas não se apercebem do perigo que correm.
Em contrapartida, Jesus é a água da vida – pura, limpa como cristal. NEle não existe mudança ou sombra de variação. Não há nenhum risco. À mulher samaritana junto ao poço de Jacó, Jesus disse que quem bebesse da água que Ele desse nunca mais teria sede. Isso é uma realidade. Jesus satisfaz, enche a alma. O vazio existencial criado pelo pecado desaparece.
A água limpa cura. A água suja mata. Deus não quer que você morra. Ele oferece a você água da vida. E essa água é Jesus. Mas não se esqueça de um detalhe importante: se não quiser beber, ninguém irá forçá-lo. Deus providenciou a água. Sua parte é aceitá-la e bebê-la.
Uma pessoa procura água quando está com sede. A sede cria a necessidade. Davi diz que sentia sede de Deus como a corça sente sede de água no deserto.
Busque o Senhor enquanto você pode achá-Lo. Beba da água da vida para que nunca mais tenha sede.

Campori da UNB 2010

Está confirmadíssimo. O Campori da União Norte Brasileira será em solo paraense.
A confirmação foi dada pelo Departamental Jovem da Associação Baixo Amazonas, Pr. Agenilton Marques, em resposta a um e-mail da Direção de Comunicação e Informática do Clube de Desbravadores Harry Fenner.
Em reunião com todos os Departamentais de Jovens da UNB, ficou definido que o Campori será realizado no período de 02 a 06 de setembro de 2010, no município de Benevides, no Estado do Pará, mais precisamente na Faculdade Adventista da Amazônia - FAAMA.
A Associação Baixo Amazonas ficou com a maior cota do evento. Serão 3.500 vagas para os Clubes de Desbravadores de nosso campo de atuação.
"Aqui pertinho de nós, só não vai quem não quer. Prepare a mochila e a barraca e vamos nessa!" Essa foi a frase que finalizou a mensagem enviada ao nosso Clube pelo Pr. Agenilton.
Agora é o tempo de arregaçar as mangas, para quem ainda não o fez, e começar a batalha para que todos nos encontremos na FAAMA, em setembro de 2010.

Acesso número 1.000

Nosso blog acaba de alcançar a marca dos 1000 acessos.
Tudo graças ao seu apoio amigo desbravador, internauta e leitores em geral. Nossos agradecimentos à vocês que nos ajudaram a bater essa marca. Obrigado mesmo. Nosso desafio é fazer com essa marca logo seja esquecida e multiplicada. Divulgue este blog para um número maior de pessoas e amigos. Dessa forma você vai estar divulgado o trabalho de nosso Clube.

Vencedor Categoria B - Concurso Bom de Bíblia

Sábado último, dia 05 de setembro, foi realizada a 6ª etapa do Concurso Bom de Bíblia. Os campos da UNB estavam divididos em dois pólos, um em Imperatriz e outro em Manaus. Em Imperatriz, concorreram a Missão Maranhense, a Missão Sul Maranhense, a Associação Sul do Pará e a Associação Baixo Amazonas. Em Manaus, os concorrentes representavam a Missão Oeste do Pará, a Associação Amazonas Roraima, a Associação Central Amazonas, a Associação Amazônia Ocidental e a Associação Sul de Rondônia.
O grande campeão da categoria B foi Stefano Walker, representante da Missão Maranhense. Ele é o legítimo vencedor e irá representar a UNB na fase final do concurso. [Fonte: Blog do CDFS]

Campeão da UNB no Bom de Bíblia - Categoria A

Rio Preto da Eva, Amazonas ... [ASN] Sábado último, dia 05 de setembro, quase meia noite ficou conhecido o vencedor da categoria A, da Sexta Etapa do Concurso Bom de Bíblia – a etapa da União. É Thiago Paixão Damasceno de 12 anos de idade, filho do obreiro bíblico Sebastião Damascena da Associação Sul de Rondônia (ASuR). Ele irá a São Paulo, em 31 de outubro, como legítimo representante da União Norte Brasileira (UNB) para concorrer com os finalistas de todas as uniões da América do Sul.
Thiago mora na linha 612, no município de Vale do Paraíso, Rondônia. Foi o vencedor de sua igreja, do seu distrito, da Associação e agora na União. Esta última etapa da qual participou foi realizada no IAAI - Instituto Adventista Agro-Industrial, no grande ACAMP-JA da Associação Amazonas Roraima, no município de Rio Preto da Eva, Amazonas.
Os campos da UNB estavam divididos em dois pólos, um em Imperatriz e outro em Manaus. Em Imperatriz, concorreram a Missão Maranhense, a Missão Sul Maranhense, a Associação Sul do Pará e a Associação Baixo Amazonas. Em Manaus, os concorrentes representavam a Missão Oeste do Pará, a Associação Amazonas Roraima, a Associação Central Amazonas, a Associação Amazônia Ocidental e a Associação Sul de Rondônia.
Thiago gabaritou a prova de 30 questões, depois participou de mais três provas, que foram três critérios de desempate. As provas começaram 16h30min e terminaram meia noite. Parabéns ao Thiago que continue tendo sucesso levando ao mundo o nome da ASuR e levando ao céu almas salvas através de sua influência. [Equipe ASN, Ivanilson Araújo - Fonte de informação: Blog do CDFS]

Aquecimento Global

"Na verdade, as nações se enfureceram; chegou, porém, a Tua ira, e o tempo determinado [...] para destruíres os que destroem a Terra." (Apocalipse 11:18, RA)
Fiz um trabalho sobre aquecimento global. A expressão se refere ao aumento da temperatura média dos oceanos e do ar perto da superfície da Terra. Fiquei impressionada. As mudanças são muito rápidas e os efeitos cada vez mais destrutivos.
Esse aquecimento está ocorrendo por causa do aumento dos poluentes lançados na atmosfera, principalmente dos gases derivados da queima de combustíveis fósseis. Os desmatamentos e as queimadas também colaboram para esse processo. Esses poluentes formam uma camada de difícil dispersão. Os raios do sol atingem o solo e irradiam calor. Como a camada de poluentes dificulta a dispersão do calor, o resultado é o aumento da temperatura na Terra.
Descobri em minhas pesquisas que isso vai fazer com que o nível dos oceanos aumente por causa do derretimento das calotas polares. No futuro, algumas cidades litorâneas vão desaparecer.
Com o desmatamento das florestas tropicais, os desertos irão aumentar e outros vão surgir. Muitos animais e vegetais serão extintos.
O aumento da temperatura aumenta a evaporação das águas dos oceanos, potencializando o número de furacões, tufões e ciclones.
Essas coisas me deixam com medo. Como será o mundo amanhã? Como vai ser a vida quando eu for adulta?
De fato, Thaís, os prognósticos para o futuro não são nada animadores! Os cientistas prevêem dias cada vez mais difíceis.
Para os que conhecem a Bíblia nada disso é novidade. Jesus disse que, antes dEle voltar à Terra, as pessoas desmaiarão de medo diante das coisas que acontecerão ao mundo.
Mas você não precisa ficar com medo. Basta confiar em Deus. Em nenhum momento Ele vai desamparar Seus filhos. É claro que eles também sofrerão os efeitos do aquecimento global, mas estarão seguros porque têm uma esperança que os demais não têm. Essa esperança é a certeza de que Jesus vai voltar. Na hora mais escura da história, eles verão o sinal do Filho do Homem vindo nas nuvens dos céus com poder e grande glória.
Viva sua vida com sabedoria. Faça sua parte e espere no Senhor.

Abraão e Ló

"Vamos nos separar. Escolha! A terra está aí, toda ela. Se você for para a esquerda, eu irei para a direita; se você for para a direita, eu irei para a esquerda." (Gênesis 13:9)
Gosto de ler a história de Abraão. Quando Deus pediu que deixasse sua cidade, ele não pensou duas vezes. Saiu de sua terra e de perto de seus parentes sem saber para onde ia. As duas únicas coisas das quais ele tinha certeza eram de que Deus havia pedido que saísse, e de que estaria com ele aonde fosse. Abraão levou consigo seu sobrinho Ló, filho de seu irmão Harã.
Depois de um tempo, os empregados de Ló e os de Abraão começaram a se desentender. Criou-se um clima ruim entre os dois. Então, Abraão propôs à Ló que se separassem.
A proposta revela o caráter de Abraão. “Se você for para a esquerda, eu irei para a direita; se você for para a direita, eu irei para a esquerda.” Ló escolheu as melhores terras – a região das planícies. Abraão cumpriu sua palavra, mesmo ficando com a pior parte.
É, Thaís! Movido pela cobiça, Ló acabou indo morar em Sodoma. E ali ele perdeu tudo o que tinha, inclusive sua família. Se não fosse a misericórdia de Deus, que atendeu a intercessão de Abraão em seu favor, provavelmente também teria morrido quando a cidade foi destruída.
Escolhas são fundamentais. Uma única decisão pode determinar o destino de alguém.
Se D. Pedro I não tivesse escolhido permanecer no Brasil, a história de nossa independência teria sido outra. Mas ele optou por resistir à pressão da coroa portuguesa. Decidiu cortar os laços que nos prendiam a Portugal, e suas decisões fizeram nascer uma nação livre.
Que decisões você tem tomado cada dia? Quais são suas escolhas? Sejam quais forem, não se esqueça de que serão elas que determinarão sua história.
Se você escolher bons amigos, sua história será uma. Se optar por más companhias, será outra. Se preferir usar drogas, seu destino será um. Mas, se disser não, será outro. Tudo vai depender de suas escolhas. O futuro depende do presente. O dia de amanhã, das decisões que tomarmos hoje.
Deus está à sua disposição para ajudá-lo a tomar boas decisões. Você pode ser sábio como Abraão ou tolo como Ló. A escolha e as conseqüências são suas.

Fórum de Especialidades

O Clube de Desbravadores Harry Fenner, através da Direção de Formação, realizará neste mês de setembro o Fórum de Especialidades. Serão 30 especialidades para que o desbravador possa preencher sua faixa e, principalmente, adquirir conhecimentos sobre diversos assuntos de áreas diversas. Todo o material está disponível em uma apostila que será repassada ao desbravador que efetuar sua inscrição. Segundo a Diretora de Formação do Clube, Marluce Santana, o desbravador deverá estudar o conteúdo da apostila e, em uma data específica, fará uma prova para todas as 30 especialidades. Grande desafio desbravador.

Conflitos

"Queridos amigos, lembrem que vocês são estrangeiros de passagem por este mundo. Peço, portanto, que evitem as paixões carnais que estão sempre em guerra contra a alma." (1 Pedro 2:11)
Eu e Thaís nos amamos. Somos irmãos. Servimos a Jesus e fazemos parte de uma família legal. Mas brigamos muito. Estamos bem e de repente tudo está mal. Por coisas pequenas, ela briga comigo, ou eu brigo com ela. Fica um clima chato. Prefiro viver em paz. E o pior é que, às vezes, leva tempo para nos acertarmos outra vez.
Você tem razão, Léo! É muito ruim viver assim. A paz é melhor que a guerra. Você e Thaís brigam por causa das diferenças que há entre vocês dois. Procure identificar essas diferenças em termos de gostos e preferências.
O próximo passo é cada um respeitar o outro do jeito que é e gosta de ser. As pessoas brigam porque querem impor o que acham que o outro deve ser ou fazer. Respeite sua irmã e exija que ela respeite você. Quando se respeita é mais fácil ser respeitado.
Outra idéia é conversar abertamente sobre os pontos que geram conflitos. Procure fazer isso quando estiverem numa boa. Na conversa, seja claro e não use palavras ou frases acusativas. Enquanto um fala, o outro precisa prestar atenção e ouvir. Dois falando ao mesmo tempo não funciona.
Vocês poderão chegar a acordos interessantes. Se uma das causas de conflito é a televisão, porque você quer assistir a um programa e ela outro, então vocês devem conversar sobre a questão. Fazendo isso, vocês podem estabelecer critérios para o uso comum do aparelho.
Lembre-se de que nem sempre a melhor solução é a que você gostaria. Muitas vezes terá que ceder. Freqüentemente, o preço da paz é a renúncia.
Ceder não é o mesmo que perder. Pelo contrário, pode ser ganhar. Essa foi a filosofia de Jesus. Ele deixou o Céu e veio em forma humana à Terra. Quando você analisa superficialmente a vida de Cristo, parece que Ele foi um perdedor. É que Ele foi sempre humilde. Viveu em constante renúncia. Foi desprezado, rejeitado, discriminado e condenado à morte de cruz. Seus discípulos ficaram decepcionados. Mas o que parecia derrota foi exatamente a Sua vitória.
Portanto, não tenha medo de ceder em favor da harmonia e da paz. Aparentemente você poderá perder, mas vai ganhar sempre.

Paz

"Se obedecem a Deus e O adoram, então têm paz e prosperidade até o fim da vida." (Jó 36:11)
Ao abrir meus e-mails, li uma mensagem interessante enviada por uma amiga. No fim, dizia que se eu quisesse ter paz deveria enviar a mensagem para 15 outras pessoas. Então eu parei e pensei: “Por que deveria fazer isso? Para receber paz?” A mim me pareceu mais superstição do que verdade.
Provavelmente, haja quem discorde de mim. Mas obedecer a essa “ordem” não fazia nenhum sentido.
Você tem razão, Thaís! Um dia desses, alguém me disse que recebeu um e-mail com uma mensagem dizendo que deveria abrir o arquivo anexo porque nele estava o segredo da sua felicidade. Ele o abriu, e um programa auto-executável destruiu toda a informação do seu HD.
Por mais que os sites dos bancos advirtam: “Não pedimos para ninguém digitar mais do que um número da lista dos números que compõem a chave de segurança”, ainda há pessoas que digitalizam sua lista aos ladrões virtuais.
O verso de hoje conecta a paz e a prosperidade com a obediência e a adoração a Deus. Isto, sim, faz sentido. Ele é o Criador e o Mantenedor do Universo. Obedecer-Lhe significa seguir Suas orientações, fazer Sua vontade. E isso resulta em paz, prosperidade espiritual e até mesmo em prosperidade material.
Obediência traz segurança. É como obedecer às leis de trânsito: quem dirige dentro da lei, viaja seguro.
O cristão não obedece e adora a Deus para ter paz. Mas tem paz porque obedece e adora a Deus. A paz não vem por enviar cópias de e-mails. Talvez isso alivie a consciência de quem não faz nada de bom para ninguém. Mas, por quanto tempo durará o efeito de tal ação? Talvez muito pouco.
Deus não é uma força impessoal que pode ser manipulada do jeito que se quer. Para ter paz, a pessoa necessita se curvar diante dEle e dizer como Paulo: “Que farei, Senhor?” (Atos 22:10).
Permita, neste novo dia, que Deus o conduza. Busque conhecer Sua vontade e obedeça às Suas ordens. Elas são perfeitas, justas e boas. Darão a você prosperidade espiritual e paz. Poderia haver coisa melhor que isso?

Siga a Bíblia

Setembro é o mês do Siga a Bíblia no Brasil, e a primeira União a receber a Bíblia que percorre o mundo é a União Norte Brasileira. Dia 29 de Setembro ela estará em Belém em uma programação toda especial, o mundo inteiro esta fazendo uma grande festa com esse projeto, está chegando a hora de você amigo apoiar esse projeto. CLIQUE AQUI e conheça o projeto.

Eu Sei

"Eu sei que é o Senhor Deus quem me ajuda, sei que é Ele quem me defende". (Salmo 54:4)
Estávamos jogando video game na casa do Felipe. De repente, precisei me posicionar. Eles mudaram o jogo e eu tive que dizer que estaria fora. Eles estranharam. Olharam para mim como que dizendo: “Qual é a tua?” Mas eu não me importei com a cara deles. Disse que se fossem jogar aquele jogo, iria embora. Como de fato fui.
Enquanto caminhava para minha casa, pensei no significado de saber quem se é. Eu sei quem eu sou. Não fico dizendo isso toda hora, em todo lugar, e sem necessidade. Digo para mim mesmo, especialmente quando preciso tomar uma decisão radical.
Parabéns, Léo! Há pessoas que não sabem de onde vieram, o que estão fazendo aqui, nem para onde estão indo. E não saber essas questões faz com que tenham dificuldades em se posicionar quanto ao que é certo ou não.
Daniel e seus amigos tinham aproximadamente 18 anos quando foram levados prisioneiros para a Babilônia. Receberam a honra de comerem à mesa do rei. Qualquer pessoa se sentiria o máximo. No entanto, eles logo perceberam que os alimentos não eram saudáveis, além de serem oferecidos aos ídolos da Babilônia. Decidiram não comer. Tomaram essa decisão porque sabiam quem eles eram. Sabiam o que queriam. Conheciam os princípios pelos quais se orientavam.
Pelo texto de Daniel 1, percebe-se que com Daniel e seus companheiros havia outros jovens hebreus. E, ao que parece, esses outros jovens perderam a fé. Abandonaram os princípios da religião. Foram engolidos pela cultura babilônica.
O mesmo acontece em nossos dias. Poucas são as pessoas que têm coragem de assumir diante de um grupo de amigos a fé que possuem. O problema pode estar em não se ter convicções seguras de quem se é. A conceituação sobre si mesmo não está clara na mente e no coração do indivíduo.
Sei que você é bem jovem. Jesus tinha apenas 12 anos quando conversou com os doutores da lei no Templo de Jerusalém. Ele demonstrou grande conhecimento das Escrituras. Quando José e Maria O encontraram, a resposta de Jesus indicava que, embora sendo juvenil, sabia quem Ele era.
Você não acha que pode fazer o mesmo? Procure saber quem você é e viva de acordo com os planos de Deus para sua vida.

Os Campeões

Ufa!! Deve ter sido a expressão de alívio do Ministério Jovem da ABA. Afinal de contas, tiveram uma excelente dor de cabeça para conhecer seus bons de bíblia. Mas até que enfim conhecemos os nosso grandes campeões no III Concurso Sul-Americano Bom de Bíblia para juvenis e desbravadores. Eles serão os nossos representantes na 6ª etapa que, segundo informações, será realizada no dia 05 de setembro de 2009, em São Luiz, capital do Estado do Maranhão. Não foi nada fácil. Desde o dia da prova principal, nossos representantes tiveram que fazer outras provas para o desempate que persistia. A última prova foi realizada neste sábado passado (29.08.2009), onde desta vez conhecemos os vencedores. Uma coisa é certa, esses garotos são feras, são realmente Bons de Bíblia. A vitória foi realmente suada.
Na categoria A (10-12 anos), o grande vencedor, foi o juvenil João Vitor, ele pertence ao clube Guardiões da Igreja de Heliolândia I, distrito de Ananindeua.
Na categoria B (13-15 anos), o vencedor foi Uítalo G. Barros, do clube Jorge Miller da Igreja do Jardim Sideral da 18° Região, distrito do Coqueiro.
Parabéns aos campeões!!!
[Fonte de informação: Blog do CDFS / Texto: editor do Blog do CDHF]

Errata!

Pedimos desculpas aos leitores deste blog por uma informação incorreta que foi divulgada aqui.
Trata-se da prova de desempate na categoria B (13 a 15 anos), do III Concurso Sul-Americano Bom de Bíblia para juvenis e desbravadores. Informamos aqui que na prova de desempate do dia 22 de agosto de 2009, a juvenil Rebeca Linhares tinha sido a vencedora, o que não aconteceu pois o empate persistiu. Na verdade o campeão só foi conhecido no dia 29 de agosto. O verdadeiro campeão da categoria B é Uítalo G. Barros, do distrito do Coqueiro. [Aguinaldo - Diretor de Comunicação e Informática do CDHF]