CLASSES DE LIDERANÇA TOTALMENTE REFORMULADAS

As classes regulares e avançadas não sofreram tantas mudanças, basicamente na seção descoberta espiritual. Já as classes de liderança foram totalmente reformuladas ficando com uma roupagem bem diferente da atual.
Confira abaixo as mudanças significativas do conteúdo e estrutura dos cartões.

As Classes Agrupadas

A proposta da Divisão Sul-Americana - DSA objetiva fazer com que o aspirante que deseja ser investido em líder de desbravadores cumpra os requisitos do cartão de líder, isso significa dizer que quem cumprir os requisitos do cartão de classes agrupadas será investido em todas as classes regulares e também nas avançadas, mas não mais em líder. Segundo a DSA essa prática irá facilitar tanto o cumprimento por parte dos aspirantes, quanto a avaliação e orientação por parte dos instrutores.

As Classes de Liderança

Aqui sim as mudanças são bem mais significativas. Por exemplo, para começar, em todas as classes (Líder, Líder Máster e Líder Máster Avançado) é obrigatório a conclusão do ano bíblico jovem e realização de provas, que não terão como assunto o livro Nossa Herança e o Verdades Bíblicas. Para o aspirante a líder os livros, para realização das provas, são: Salvação e Serviço, Nisto Cremos (crenças fundamentais de 1 a 10) e Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA); para o aspirante a líder máster a leitura obrigatória é o livro Nisto Cremos (crenças fundamentais de 11 a 20) e; para o aspirante a líder máster avançado: Nisto Cremos (crenças fundamentais de 21 a 28). Estas leituras são apenas para a realização das provas.
Os livros que devem ser lidos nas 3 classes são: Mensagens aos Jovens, Orientação da Criança, A Ciência do Bom Viver, Retrato dos Pioneiros e O Grande Conflito, além de outros de escolha do próprio aspirante e do Manual Administrativo, este obrigatório para o aspirante a líder.
Agora em cada classe deve ser concluído um ou dois mestrados entre Zoologia (nova), Botânica, Atividades Recreativas,  Ciência e Tecnologia (nova), Saúde, Ecologia, Habilidades Domésticas e Testificação.
Com base na mudança estrutural dos cartões é exigido agora o cumprimento da Medalha de Bronze, a antiga medalha de dedicação, incentivando o líder ao envolvimento em outros departamentos da igreja inclusive com participações em treinamentos oferecidos aos departamentos de Escola Sabatina e Pequenos grupos, por exemplo.
A Medalha de Prata passa a ser obrigatória para a investidura de Líder Máster assim como a Medalha de Ouro também é para a investidura em Líder Máster Avançado. Para ser investido em Máster e/ou Máster Avançado o aspirante terá que concluir TODOS os requisitos do cartão, pois essas classes não são mais divididas em sete seções de especialização. E vale lembrar que os cartões foram totalmente reformulados.
Assim como já vinha acontecendo na Associação Baixo Amazonas - ABA, a Divisão Sul-Americana - DSA definiu um padrão para as pastas de formação e definiu também os critérios para perda de investidura e sua revalidação.
Um detalhe importante que foi acrescentado aos requisitos é que para ser investido em líder em todos os níveis, é obrigatório participar pelo menos de 15 dias da missão Calebe.
Segundo a DSA o objetivo da reformulação é formar líderes mais capacitados e comprometidos com a obra de salvar do pecado e guiar no serviço nossos juvenis e adolescentes, além de mantê-los envolvidos no trabalho da igreja envolvendo-os em outros departamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário