CONFIRMADO A CLASSIFICAÇÃO CLASSE A


CERIMÔNIA DE ENCERRAMENTO

Recebimento de lenço, condecoração de especialidades e Mestrado, investidura de Classes Regulares foram alguns dos destaques da cerimônia de encerramento das atividades do ano de 2012  do clube de desbravadores Harry Fenner, ocorrida na noite do último domingo, 16 de dezembro de 2012.
A cerimônia também marcou o fim de um período de 4 anos em que a líder de desbravadores Vera Lúcia da Silva esteve à frente do clube como diretora. Em 2013 quem assumirá a direção do clube será o seu filho, Elnatã Ramalho da Silva. Muita emoção envolveu a simbólica transição de cargo.

SAVA - RESULTADO PARCIAL CLASSIFICA O CLUBE HARRY FENNER COMO CLASSE "A"

O resultado final ainda não foi divulgado, mas pelo resultado parcial postado no site desbravadores.info já dá para fazer a festa. O clube de desbravadores Harry Fenner é mais uma vez classe "A" no Sistema de Avaliação Anual - Sava 2012.
A "premiação" é estendida aos desbravadores, pais e/ou responsáveis destes, amigos e colaboradores que contribuíram direta e/ou indiretamente com as ações desenvolvidas por este clube em 2012.
Parabéns à todos que fazem parte desta história. 

BÍBLIA À PROVA D'ÁGUA?

Você é daqueles que gostam de ler a Bíblia até debaixo d'água? Pois saiba que a expressão agora não é apenas uma metáfora, ela é real. A Sociedade Bíblica do Brasil - SBB acaba de lançar a Bíblia (Novo Testamento) à prova d'água. É isso mesmo que você acabou de ler, não é show de bola?
Agora você pode levar sua Bíblia - Novo Testamento para acampamentos e não terá que se preocupar se vai ser destruída por causa da chuva ou porque a impermeabilização de sua mochila falhou.
O Novo Testamento à prova d'água é impresso em material 100% impermeável e plástico e pode ser encontrada nas cores Rosa ou Azul e Laranja no site da SBB.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Para efeito de esclarecimento comunicamos aos internautas que "navegam" em nosso blogue que não somos responsáveis pelos anúncios que começaram a surgir em nossa página oficial como também das palavras linkadas para publicidades, inclusive e principalmente as de origem não cristãs como anúncios de numerologia, tarô, vidências e etc, por exemplo. Estamos tentando reverter a situação pois desconhecemos a origem dos anúncios, acreditamos apenas que seja postado por parte do Blogger, plataforma que hospeda nosso blogue. Mais uma vez pedimos desculpas.
Nosso trabalho é sem fins lucrativos e totalmente cristão, seguindo e anunciando Jesus Cristo como único e eterno Salvador. Qualquer coisa de diferente que surgir aqui deve ser desconsiderado.
Aguinaldo de Souza
Diretor de Informática do Clube de Desbravadores Harry Fenner

MINISTÉRIO DOS DESBRAVADORES E AVENTUREIROS

Os líderes de oito países sul-americanos adventistas, reunidos na Comissão Diretiva Plenária no último domingo, dia 28, aprovaram a criação de um novo departamento chamado MINISTÉRIO DE DESBRAVADORES E AVENTUREIROS. O objetivo, segundo o pastor Erton Köhler, líder sul-americano adventista, é dar uma maior atenção a essas duas áreas que são estratégicas para os adventistas por auxiliarem na formação espiritual de crianças e adolescentes.
Hoje, segundo as últimas estatísticas, são mais de 180 mil desbravadores e mais de sete mil clubes em oito países sul-americanos (Brasil, Argentina, Uruguai, Chile, Peru, Bolívia e Equador).
 O escolhido para a função foi o pastor Udolcy Zukowski, 48 anos, casado com Sônia e pai de três filhos: Udson, Keity e Kelly. Natural de Joaçaba, Santa Catarina, está há 26 anos no ministério adventista (já foi líder nessas áreas no Sul e Sudeste do Brasil) e há pelo menos 20 anos com as áreas de desbravadores e aventureiros. Até agora, Udolcy atuava como secretário da Igreja Adventista no estado de São Paulo.
“A Igreja vai investir mais para colocarmos no coração de nossos filhos o desejo de servirem a Deus de maneira intensa” Erton Köhler.

CLASSES DE LIDERANÇA TOTALMENTE REFORMULADAS

As classes regulares e avançadas não sofreram tantas mudanças, basicamente na seção descoberta espiritual. Já as classes de liderança foram totalmente reformuladas ficando com uma roupagem bem diferente da atual.
Confira abaixo as mudanças significativas do conteúdo e estrutura dos cartões.

As Classes Agrupadas

A proposta da Divisão Sul-Americana - DSA objetiva fazer com que o aspirante que deseja ser investido em líder de desbravadores cumpra os requisitos do cartão de líder, isso significa dizer que quem cumprir os requisitos do cartão de classes agrupadas será investido em todas as classes regulares e também nas avançadas, mas não mais em líder. Segundo a DSA essa prática irá facilitar tanto o cumprimento por parte dos aspirantes, quanto a avaliação e orientação por parte dos instrutores.

As Classes de Liderança

Aqui sim as mudanças são bem mais significativas. Por exemplo, para começar, em todas as classes (Líder, Líder Máster e Líder Máster Avançado) é obrigatório a conclusão do ano bíblico jovem e realização de provas, que não terão como assunto o livro Nossa Herança e o Verdades Bíblicas. Para o aspirante a líder os livros, para realização das provas, são: Salvação e Serviço, Nisto Cremos (crenças fundamentais de 1 a 10) e Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA); para o aspirante a líder máster a leitura obrigatória é o livro Nisto Cremos (crenças fundamentais de 11 a 20) e; para o aspirante a líder máster avançado: Nisto Cremos (crenças fundamentais de 21 a 28). Estas leituras são apenas para a realização das provas.
Os livros que devem ser lidos nas 3 classes são: Mensagens aos Jovens, Orientação da Criança, A Ciência do Bom Viver, Retrato dos Pioneiros e O Grande Conflito, além de outros de escolha do próprio aspirante e do Manual Administrativo, este obrigatório para o aspirante a líder.
Agora em cada classe deve ser concluído um ou dois mestrados entre Zoologia (nova), Botânica, Atividades Recreativas,  Ciência e Tecnologia (nova), Saúde, Ecologia, Habilidades Domésticas e Testificação.
Com base na mudança estrutural dos cartões é exigido agora o cumprimento da Medalha de Bronze, a antiga medalha de dedicação, incentivando o líder ao envolvimento em outros departamentos da igreja inclusive com participações em treinamentos oferecidos aos departamentos de Escola Sabatina e Pequenos grupos, por exemplo.
A Medalha de Prata passa a ser obrigatória para a investidura de Líder Máster assim como a Medalha de Ouro também é para a investidura em Líder Máster Avançado. Para ser investido em Máster e/ou Máster Avançado o aspirante terá que concluir TODOS os requisitos do cartão, pois essas classes não são mais divididas em sete seções de especialização. E vale lembrar que os cartões foram totalmente reformulados.
Assim como já vinha acontecendo na Associação Baixo Amazonas - ABA, a Divisão Sul-Americana - DSA definiu um padrão para as pastas de formação e definiu também os critérios para perda de investidura e sua revalidação.
Um detalhe importante que foi acrescentado aos requisitos é que para ser investido em líder em todos os níveis, é obrigatório participar pelo menos de 15 dias da missão Calebe.
Segundo a DSA o objetivo da reformulação é formar líderes mais capacitados e comprometidos com a obra de salvar do pecado e guiar no serviço nossos juvenis e adolescentes, além de mantê-los envolvidos no trabalho da igreja envolvendo-os em outros departamentos.

CERIMÔNIA DE ENCERRAMENTO 2012

O Clube de Desbravadores Harry Fenner prepara uma grande "festa" para encerrar as atividades do ano de 2012. Condecorações de especialidades, muitas especialidades, cerimônia de recebimento de membros, investiduras de classes são apenas alguns itens do que vai acontecer na cerimônia que vai homenagear os colaboradores do clube em 2012 e marcar o início do período de recesso e preparação para as atividades de 2013.
O evento acontecerá no dia 16 de dezembro a partir das 18h na Igreja Adventista do Sétimo Dia do Jaderlandia I.

SAVA 2012 - AVALIAÇÃO NA 6ª REGIÃO

O clube de desbravadores Harry Fenner teve seus documentos comprobatórios levados à avaliação da coordenadora regional da 6ª Região da Associação Baixo Amazonas - ABA Cleidiane Holanda. Na ocasião estiveram presentes a diretora de formação do clube Ralfiane Louzeiro, a diretora do clube Vera Lúcia Silva e o ancião do clube e secretário de Sava Aguinaldo de Souza. A avaliação foi tranquila e dentro do esperado, agora é só esperar o resultado final e oficial para comemorar. A coordenadora regional tem até  o dia 08 de dezembro de 2012 para preencher o formulário eletrônico no site desbravadores.info.

MANUAL DE ESPECIALIDADES


Nos últimos anos a Divisão Sul-Americana - DSA tem se empenhado no Manual de Especialidades. Inicialmente os trabalhos ficaram nas mãos da União Central Brasileira - UCB, que montou uma equipe para análise, correções e adaptações.
Em novembro de 2011, os trabalhos foram transferidos para a DSA, sede administrativa da Igreja Adventista para o Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Equador, Peru, Paraguai, Uruguai), e criado o Grupo de Estudos de Especialidades de Desbravadores - GEED, responsável pela revisão do Manual de Especialidades, além de revisão e tradução/adaptação de português e espanhol. O trabalho era imenso e alguns líderes se voluntariaram nessa aventura, no entanto a equipe foi limitada!

Inovação

O projeto foi completamente inovador, pois, pela primeira vez, líderes de toda a América do Sul tiveram a oportunidade de participar. Um espaço no site oficial dos Desbravadores foi aberto, para que todos os interessados pudessem enviar suas propostas de criação ou revisão de especialidades.
Os trabalhos foram concluídos em abril de 2012. Todas as especialidades do manual vigente foram revisadas. Em algumas, apenas alguns ajustes de texto foram necessários; outras foram completamente reformuladas. A ideia não foi dificultar nenhuma, mas tornar a proposta a mais completa e acessível possível.

Novidades

Uma nova área foi criada, a de ADRA, com 9 especialidades e 1 mestrado. As propostas foram traduzidas e adaptadas pela ADRA da Divisão Sul-Americana, para ficarem completamente adequadas à nossa realidade.

Filosofia

As especialidades dos Desbravadores estão designadas a:
1.    Um estudo que introduz um tema.
2.    Este tema deve ter um valor prático, que conduza a um estilo de vida da pessoa que o está estudando.
3.    Deverá assistir à pessoa em seu desenvolvimento como cristão, abrangendo os aspectos sociais, emocionais, físicos e espirituais de sua vida.
4.    Deve acrescentar o amor da pessoa por seu Criador.
5.    Comprometer sua ida no serviço a Deus e à sua comunidade.
6.    Alcançar os requerimentos os quais deveriam ser entretidos e interessantes, entusiasmando o jovem para que o consiga.
7.    Deveria motivar a pessoa, com diferentes atrativos de aprendizagem, a conhecer o que a rodeia.
8.    Cada especialidade deveria estar dirigida por uma pessoa que estimule o grupo do Clube.
9.    A especialidade deveria ser completada, no máximo, em três meses.
10. A especialidade deveria ser sobre algum tema que se possa estudar por um número muito reduzido de pessoas em um só lugar do mundo.
11. Especialidade básica: 10 – 15 anos.
12. Especialidade avançada: mais de 16 anos. Ter a básica é pré-requisito para a avançada.
13. Requisitos para longo tempo são modificáveis. Acampamento de 4 dias: Acampar 2 finais de semana.
14. “Crescer em sabedoria e em estatura, e em graça para com Deus e os homens”.
Texto adaptado do site desbravadores.org.br

FÓRUM DE ESPECIALIDADES E AS CLASSES REGULARES

Trabalhado no segundo semestre de 2012, o Fórum de Especialidade é um evento comprovadamente produtivo no quesito estudo de especialidades dos cartões de classes regulares. Enquanto muitos dificultam a realização das especialidades do cartão com a desculpa de falta de tempo para agrupá-las no programa anual do clube, o clube Harry Fenner encontrou uma solução que produz bons resultados.
Após a realização das aulas teóricas com a realização de provas também realiza-se a parte prática das especialidades para cumprimento do que é pedido no conteúdo programático de cada uma delas.
Vale ressaltar que o projeto só dará bons resultados se for devidamente planejado e executado com um espaço de tempo suficiente para dar oportunidade ao desbravador de absorver os conhecimentos teóricos e práticos.
Na cerimônia de encerramento das atividades do ano de 2012 no clube de desbravadores Harry Fenner será feito uma menção honrosa aos desbravadores através de cerimônia de condecoração de especialidades.

SAVA 2012 - ÚLTIMA CHAMADA

Encerra-se no dia 8 de dezembro de 2012 o prazo para preenchimento do Formulário Eletrônico de envio do Sava 2012 no site desbravadores.info, vale lembrar que esse preenchimento deve ser feito pelo (a) coordenador (a) regional.
Segundo à equipe que trabalha o Sava 2012, poucos coordenadores regionais manifestaram interesse em solicitar as assinaturas eletrônicas para validação do item cumprido pelos clubes e, por esse motivo, as assinaturas não serão mais enviadas aos regionais. Quem já solicitou, avaliou e preencheu ou ainda vai preencher o formulário no site não precisa se preocupar, mas quem ainda não executou as ações mencionadas deve preencher o formulário para comprovação dos itens cumpridos pelos clubes mesmo sem as assinaturas eletrônicas.
A maior dificuldade continua sendo a falta de leitura, já que há um vasto material de orientações sobre o Sava que poderia ser baixado e analisado tanto pelos diretores e secretários de clubes quanto pelos coordenadores regionais.
"O REGIONAL DEVERÁ CRIAR UM LOGIN QUE IDENTIFIQUE SEU NOME E SUA REGIÃO. CADA REGIONAL DEVERÁ ENVIAR UM E-MAIL AO sava@desbravadores.info INFORMANDO TELEFONE, E-MAIL E LOGIN CRIADO NO SITE PARA PODERMOS CONFIRMAR SEUS DADOS, QUEM JÁ ENVIOU UTILIZANDO A ASSINATURA ELETRÔNICA NÃO PRECISA CUMPRIR ESTA EXIGÊNCIA.
A FICHA DE LANÇAMENTO serve apenas para controle do regional, não envia-la por e-mail, só aceitaremos está ficha no lugar do FORMULÁRIO ELETRÔNICO DE ENVIO DO SAVA - 2012 em situações especiais (dificuldades no acesso a internet), caso seja necessário sua entrega, agendar com antecedência pelo telefone: 8284-7021 ou 9918-3876, NÃO ENTREGAR NA ABA, SUA ENTREGA DEVERÁ SER PESSOAL E AGENDADA.
In desbravadores.info