Histórico dos Desbravadores no Brasil

No fim do ano de 1959, o Pr. Wilson Sarli pregou sobre os Desbravadores. Estava vindo da Argentina ou Uruguai, e estava entusiasmado com a idéia. O primeiro lugar onde lançou a idéia foi na cidade de Ribeirão Preto, onde imediatamente foi posta em prática. O primeiro diretor foi Edgar Turcílio. Em março de 1960, o Pr. Wilson voltou a Ribeirão Preto para oficializar o Clube. Nesta época iniciava-se o Clube de Desbravadores em Capão Redondo, tendo como diretor o Pr. Joel Sarli. Apesar de serem formados quase na mesma época, os dois clubes tiveram histórias bem diferentes, apesar de terem o mesmo nome, "Pioneiros". Em Ribeirão, eles não tinham acesso a muitas informações sobre o que acontecia nos Desbravadores em outras partes e eram guiados basicamente pelo bom senso. O primeiro impresso recebido em Ribeirão, foi no ano de 1961. Em contrapartida, em Capão Redondo, os desbravadores tinham mais facilidades e informações, primeiro porque a Associação ficava próxima, segundo porque logo surgiram outros clubes em São Paulo. Foram os clubes: Moema e Osasco, no fim de 1961 e Vila das Belezas no início de 1962, este último tendo como Diretor o Pr. José Silvestre, dedicado líder dos desbravadores da atual Associação Paulista Sul. A primeira reunião dos desbravadores ocorreu no ano de 1960 em Ribeirão Preto e constou do seguinte programa: hasteamento de bandeiras (Nacional, do Estado, dos MV), foi recitado o voto, houve uma instrução de ordem unida (quase uma hora) e foi falado a respeito do que os juvenis falariam para a Igreja através do Clube de Desbravadores.
O local da reunião foi no pátio de uma escola que havia no centro de Ribeirão. No Capão Redondo, a primeira reunião foi realizada ao ar livre, no fundo da Igreja em baixo de uma árvore, o Pr. Joel Sarli ensinou a cantar o hino dos desbravadores e os juvenis começaram a decorar o voto, a lei e o lema.
A segunda reunião foi na mata do colégio e os desbravadores tiveram aulas sobre botânica; houve competições de corrida entre equipes e houve também momentos de oração na mata. Segundo um dos desbravadores da época, a cada coisa sobre a natureza que era ensinada, o Pr. Joel fazia aplicações espirituais. Desde então os clubes começaram a aparecer em todo o Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário