MANUAL DE ESPECIALIDADES


Nos últimos anos a Divisão Sul-Americana - DSA tem se empenhado no Manual de Especialidades. Inicialmente os trabalhos ficaram nas mãos da União Central Brasileira - UCB, que montou uma equipe para análise, correções e adaptações.
Em novembro de 2011, os trabalhos foram transferidos para a DSA, sede administrativa da Igreja Adventista para o Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Equador, Peru, Paraguai, Uruguai), e criado o Grupo de Estudos de Especialidades de Desbravadores - GEED, responsável pela revisão do Manual de Especialidades, além de revisão e tradução/adaptação de português e espanhol. O trabalho era imenso e alguns líderes se voluntariaram nessa aventura, no entanto a equipe foi limitada!

Inovação

O projeto foi completamente inovador, pois, pela primeira vez, líderes de toda a América do Sul tiveram a oportunidade de participar. Um espaço no site oficial dos Desbravadores foi aberto, para que todos os interessados pudessem enviar suas propostas de criação ou revisão de especialidades.
Os trabalhos foram concluídos em abril de 2012. Todas as especialidades do manual vigente foram revisadas. Em algumas, apenas alguns ajustes de texto foram necessários; outras foram completamente reformuladas. A ideia não foi dificultar nenhuma, mas tornar a proposta a mais completa e acessível possível.

Novidades

Uma nova área foi criada, a de ADRA, com 9 especialidades e 1 mestrado. As propostas foram traduzidas e adaptadas pela ADRA da Divisão Sul-Americana, para ficarem completamente adequadas à nossa realidade.

Filosofia

As especialidades dos Desbravadores estão designadas a:
1.    Um estudo que introduz um tema.
2.    Este tema deve ter um valor prático, que conduza a um estilo de vida da pessoa que o está estudando.
3.    Deverá assistir à pessoa em seu desenvolvimento como cristão, abrangendo os aspectos sociais, emocionais, físicos e espirituais de sua vida.
4.    Deve acrescentar o amor da pessoa por seu Criador.
5.    Comprometer sua ida no serviço a Deus e à sua comunidade.
6.    Alcançar os requerimentos os quais deveriam ser entretidos e interessantes, entusiasmando o jovem para que o consiga.
7.    Deveria motivar a pessoa, com diferentes atrativos de aprendizagem, a conhecer o que a rodeia.
8.    Cada especialidade deveria estar dirigida por uma pessoa que estimule o grupo do Clube.
9.    A especialidade deveria ser completada, no máximo, em três meses.
10. A especialidade deveria ser sobre algum tema que se possa estudar por um número muito reduzido de pessoas em um só lugar do mundo.
11. Especialidade básica: 10 – 15 anos.
12. Especialidade avançada: mais de 16 anos. Ter a básica é pré-requisito para a avançada.
13. Requisitos para longo tempo são modificáveis. Acampamento de 4 dias: Acampar 2 finais de semana.
14. “Crescer em sabedoria e em estatura, e em graça para com Deus e os homens”.
Texto adaptado do site desbravadores.org.br

FÓRUM DE ESPECIALIDADES E AS CLASSES REGULARES

Trabalhado no segundo semestre de 2012, o Fórum de Especialidade é um evento comprovadamente produtivo no quesito estudo de especialidades dos cartões de classes regulares. Enquanto muitos dificultam a realização das especialidades do cartão com a desculpa de falta de tempo para agrupá-las no programa anual do clube, o clube Harry Fenner encontrou uma solução que produz bons resultados.
Após a realização das aulas teóricas com a realização de provas também realiza-se a parte prática das especialidades para cumprimento do que é pedido no conteúdo programático de cada uma delas.
Vale ressaltar que o projeto só dará bons resultados se for devidamente planejado e executado com um espaço de tempo suficiente para dar oportunidade ao desbravador de absorver os conhecimentos teóricos e práticos.
Na cerimônia de encerramento das atividades do ano de 2012 no clube de desbravadores Harry Fenner será feito uma menção honrosa aos desbravadores através de cerimônia de condecoração de especialidades.

SAVA 2012 - ÚLTIMA CHAMADA

Encerra-se no dia 8 de dezembro de 2012 o prazo para preenchimento do Formulário Eletrônico de envio do Sava 2012 no site desbravadores.info, vale lembrar que esse preenchimento deve ser feito pelo (a) coordenador (a) regional.
Segundo à equipe que trabalha o Sava 2012, poucos coordenadores regionais manifestaram interesse em solicitar as assinaturas eletrônicas para validação do item cumprido pelos clubes e, por esse motivo, as assinaturas não serão mais enviadas aos regionais. Quem já solicitou, avaliou e preencheu ou ainda vai preencher o formulário no site não precisa se preocupar, mas quem ainda não executou as ações mencionadas deve preencher o formulário para comprovação dos itens cumpridos pelos clubes mesmo sem as assinaturas eletrônicas.
A maior dificuldade continua sendo a falta de leitura, já que há um vasto material de orientações sobre o Sava que poderia ser baixado e analisado tanto pelos diretores e secretários de clubes quanto pelos coordenadores regionais.
"O REGIONAL DEVERÁ CRIAR UM LOGIN QUE IDENTIFIQUE SEU NOME E SUA REGIÃO. CADA REGIONAL DEVERÁ ENVIAR UM E-MAIL AO sava@desbravadores.info INFORMANDO TELEFONE, E-MAIL E LOGIN CRIADO NO SITE PARA PODERMOS CONFIRMAR SEUS DADOS, QUEM JÁ ENVIOU UTILIZANDO A ASSINATURA ELETRÔNICA NÃO PRECISA CUMPRIR ESTA EXIGÊNCIA.
A FICHA DE LANÇAMENTO serve apenas para controle do regional, não envia-la por e-mail, só aceitaremos está ficha no lugar do FORMULÁRIO ELETRÔNICO DE ENVIO DO SAVA - 2012 em situações especiais (dificuldades no acesso a internet), caso seja necessário sua entrega, agendar com antecedência pelo telefone: 8284-7021 ou 9918-3876, NÃO ENTREGAR NA ABA, SUA ENTREGA DEVERÁ SER PESSOAL E AGENDADA.
In desbravadores.info

SAVA 2012 - ENCERRAMENTO SERÁ NOS CLUBES

Este ano não teremos aquela festa de encerramento do Sistema de Avaliação Anual - Sava 2012 como acontece todos os anos no Centro Adventista de Treinamento Coqueirão - Catre, organizada pela equipe de Associados e Secretários de Áreas em conjunto com o Ministério Jovem da Associação Baixo Amazonas - ABA, onde todos os clubes faziam uma grande festa em comemoração ao trabalho realizado durante todo o ano corrente.
A responsabilidade agora é dos clubes de desbravadores ou das Regiões realizarem o evento. Pelo calendário da ABA existem duas datas sugestivas para o encerramento, 8 e 9 de dezembro de 2012, mas ao se delegar a responsabilidade para os clubes a data de realização do evento fica a critério do clube e disponibilidade dos programas das Igrejas locais desde que esteja dentro do período de 09 a 31 de dezembro de 2012. E, ainda como sugestão, o evento deve ter as mesmas características da cerimônia de abertura do Sava que é realizado todo início do ano pelos clubes.
A premiação será entregue pelo campo provavelmente em uma reunião com os diretores de clubes logo após a divulgação do resultado final na internet através do site desbravadores.info e redes sociais segundo os responsáveis pela avaliação final até o dia 12 de dezembro de 2012, podendo ser divulgado antes dessa data.
"O resultado será divulgado pela internet através do site voluntário e das redes sociais, mais tardar até o dia 12/12/2012."
In desbravadores.info

FÓRUM DE ESPECIALIDADES 2012

O segundo semestre no clube de desbravadores Harry Fenner tem sido marcado pelo investimento em massa nos estudos de classes regulares e de especialidades. Em relação à estas foi lançado o Fórum de Especialidades onde o desbravador escolhe as especialidades que deseja estudar, tantas quantas possíveis. As aulas teóricas são ministradas nas reuniões regulares de domingo e de sábado (seção descoberta espiritual). As aulas práticas tem ocorrido constantemente em acampamentos, pernoites, caminhadas, saídas, excursões, etc.
As especialidades que estão inseridas dentro dos cartões de classes regulares são obrigatórias no Fórum e o desbravador deve concluí-las para ter direito às outras de sua escolha.

CERIMÔNIA DE ENCERRAMENTO 2012

O clube de desbravadores Harry Fenner está preparando uma grande "festa" de encerramento de suas atividades no ano de 2012 com direito a condecorações de especialidades e investidura em classes regulares. A data já está marcada, 16 de dezembro de 2012, e os preparativos já começaram.
Você é nosso convidado especial, a cerimônia ocorrerá na Igreja Adventista do Sétimo Dia do Jaderlandia I, sede do clube às 18h.

III INDORI DA ABA - ETAPA CORE FOI DEMAIS

O grau de dificuldade não estava na realização das tarefas em si, mas no tempo que era dispensada a cada uma delas. Por exemplo, os jogos - que nesta etapa estavam show - eram demorados e a cada fase vencida mais tempo você precisava dispensar a eles. A preparação de uma equipe técnica e suporte "externo" tem de ser levado em consideração para as próximas fases do Indori.
A etapa Core deveria ter sido realizada com pelo menos 3 "telas" on line para que os jogos fossem divididos entre os membros e completados com mais calma sem ter que correr.
No geral o evento, em especial a etapa Core, foi "show de bola" e olha que nem deu tempo de sentir falta das atividades externas. Agora é só esperar o resultado.


ACAMPAMENTO

O clube de desbravadores Harry Fenner realizou acampamento geral no município de Benevides/PA no último final de semana (12 a 14 de outubro de 2012) como item requerido pelo Sistema de Avaliação Anual - Sava 2012. Na ocasião foram cumpridos itens relacionados aos cartões de classes regulares e/ou agrupadinhas e das especialidades de Acampamento I e II.

O INDORI FOI SHOW

A equipe Os_Underlaines deram um show mais uma vez na participação na 2ª fase do III Campori On Line - Indori da Associação Baixo Amazonas - ABA. O evento apresentou atividades externas a serem concluídas em tempo real e com o acompanhamento da equipe de informática voluntária da ABA para a área de desbravadores.
A equipe do clube Harry Fenner que foi destacada para concluir as tarefas externas ficou na área ás margens da baía do Guajará, entre a praça Waldemar Henrique e o complexo Feliz Lusitânia englobando vários monumentos e locais históricos da capital do estado do Pará.
A equipe que ficou restrita ao cumprimento das tarefas internas teve um bom trabalho para concluir os jogosque, dessa vez, foram mais bem bolados e com um grau de dificuldade maior que da fase anterior.
A equipe que organizou o evento está de parabéns. A expectativa agora é para receber o resultado que está estimado para sair ainda nesta primeira semana de outubro.

2ª FASE DO INDORI 2012

A 2ª fase do II Campori On Line da Associação Baixo Amazonas - ABA para a área de desbravadores vai acontecer na manhã do dia 23 de setembro de 2012, das 08h às 12h com atividades on line e externas, como aconteceu na última fase do evento realizado no ano passado. As inscrições ainda podem ser feitas através de depósito bancário e confirmação no site desbravadores.info que já está em pleno funcionamento após breve parada por motivos técnicos.