O PERIGO DOS GAMES

"Um menino saudita de quatro anos matou o pai por não ter recebido o vídeogame PlayStation que havia pedido [...].
[...] A criança, ao perceber que não iria ganhar o videogame, aproveitado um momento de descuido do pai, que teria deixado a arma sobre a mesa para ir trocar de roupa, pegou a pistola [...].
[...] O disparo efetuado pelo menor atingiu a cabeça do pai e causou sua morte de maneira instantânea. A polícia saudita já abriu uma investigação para apurar este incidente."
[Fonte: Yahoo Notícias - Texto adaptado]

Se a liberdade sexual ainda é um tema incompreendido por grande parte da sociedade – basta ler as acusações entre candidatos sobre o casamento entre indivíduos do mesmo sexo – nos games a regra é o “liberô geral”, pelos menos na cabeça das equipes de desenvolvimento. Apesar das tentativas de produzir games com personalidades heterogêneas, as ideias “avançadas” nem sempre eram bem aceitas e a censura comia solta, no bom sentido. Pensando nesses personagens que deixaram os videogames coloridos como um arco-íris, o MSN Jogos preparou uma galeria que “abalou o Bangu” e resolveu “sair do armário”:
Armário 1: Birdo | Primeira Aparição: Super Mario Bros. 2 - Não se engane apesar da cor rosa e do lacinho na cabeça, Birdo é um transexual. E a notícia de suas escolhas de vida diferenciada se espalhou pelo Reino dos Cogumelos como água do mar após tsunami. Resultado: o pobre bicho foi obrigado a esconder sua real sexualidade e dar uma de mulher. [...]
Armário 2: Ash | Primeira Aparição: Streets of Rage III – Enquanto a Nintendo representava os “valores familiares”, colocando entre os critérios para licenciar um game para o seu sistema a sexualidade, a Sega era “terra de ninguém”. Os jogos sempre chegavam com sangue, violência e temas polêmicos sem muitas restrições. A coisa mudou com o chefão Ash, do “Streets of Rage III”, um marombado ao estilo Village People. Para o jogo chegar aos EUA sem polêmicas, o bofe foi retirado da fase! Porém, existem soluções pra tudo e ele ainda pode ser acessado por cheat.
Armário 3: Poison | Primeira aparição: Final Fight – Se em outros casos, os personagens desapareceram ou foram modificados para não causar polêmicas quanto à sexualidade, o caso da Poison é exatamente o oposto. Para evitar problemas na receptividade do público americano, os produtores de “Final Fight” disseram que a personagem se tratava de um travesti. Pensaram eles que assim tudo ficaria bem e ninguém os processaria por “incentivar a violência contra as mulheres”. O tiro saiu pela culatra e a Nintendo considerou inaceitável ter uma Poison transexual na conversão do game...
Armário 4: Rain Qin | Primeira aparição: Fear Effect 2 Retro Helix – Em 2001 os games já estavam mais maduros, abordando histórias mais ardilosas e permitindo ao jogador fumar um cigarrinho no controle de Solid Snake. Outro game, “Fear Factory 2”, colocou no palco uma protagonista declaradamente lésbica: Rain Qin. Para deixar as coisas mais enigmáticas, a relação da personagem com a outra protagonista, Hana Tsu Vachel, mexe com a imaginação de muitos jogadores...
Armário 5: Beijo de Persephone em Niobe | Primeira (e única) aparição: Enter the Matrix - Em uma cena do game “Enter the Matrix” a protagonista Niobe (Jada Pinkett-Smith) precisa passar por Persephone (Monica Bellucci) para prosseguir. As condições: que Niobe a beijasse como se fosse a pessoa amada. Após uma primeira tentativa enojada, a parceira de Ghost (Anthony Wong) beija a Persephone novamente! Para quem viu a trilogia, vai se lembrar de uma cena parecidíssima com o Neo (Keanu Reeves).
Armário 6: Gay Tony | Primeira aparição: Episodes of Liberty City: The Ballad of Gay Tony - Empreendedor das noites de Liberty City, Anthony Price é poderoso e tem pulso firme para os negócios. Como seu apelido sugere, é gay assumido. Esta talvez tenha sido uma das aparições mais brilhantes de personagens homossexuais em games. A sexualidade de Tony simplesmente serve como pano de fundo, enquanto o personagem tem valores e características marcantes, que independem de suas escolhas pessoais. Tudo a favor de um mundo heterogêneo nos games. [...]
[Fonte: Criacionismo.com]

As notícias acima poderiam muito bem se tratar de um enredo de mais um dos tantos "joguinhos de game" que existem por aí e proliferam apologia à violência e sexo, mas não é. Elas são reais.
Não é de hoje que pesquisadores "gritam" aos quatro ventos que a exposição de adolescentes, jovens e mesmo adultos a esses jogos influenciam no humor e mesmo caráter do ser humano provocando dependência nada sadia.
Divertimento garantido é a promessa feita pelas empresas criadoras dos bizarros e sangrentos jogos de animação que destroem a sanidade mental dos adeptos a essa prática.
Como desbravadores devemos repudiar tal hábito e ensinar aos juvenis e adolescentes que tudo isso é insalubre e afeta a mente, o corpo e o espírito indo de encontro ao que aprendem no clube de desbravadores.
Cuidado com o que vemos, desejamos e tocamos. Tudo nos é permitido, mas nem tudo é bom.

O LADO BOM DA INTERNET

Foi um sucesso a palestra realizada na noite de segunda-feira, 23 de abril de 2012, por ocasião da semana do desbravador. Muitos pontos sobre a internet foram destacados e os desbravadores aproveitaram cada momento. Nossos agradecimentos ao irmão Charles que se dispôs a realizar a palestra

SEMANA DO DESBRAVADOR

O Clube de Desbravadores Harry Fenner está preparando uma semana de programações especiais em comemoração do Dia Mundial dos Desbravadores que ocorrerá, neste ano, no dia 28 de abril. As atividades serão realizadas no período de 23 a 28 de abril na Igreja Adventista do Sétimo Dia do Jaderlandia e em áreas externas com saídas para visitação de monumentos e locais históricos de nossa capital. Um dos lugares que deverão ser visitados é o Museu de Arte de Belém/Palácio Antonio Lemos. Dentro das atividades da Semana do Desbravador já está "embutida" a participação na solenidade que ocorre anualmente na Câmara Municipal de Belém e que, este ano, será realizada na quarta-feira, dia 19 de abril. É o clube Harry Fenner promovendo ações diferenciadas para que seus desbravadores possam ter a oportunidade de viver novas aventuras, estimulando o crescimento físico, mental e espiritual.

I LIDERI INTEGRADO - LOCAL DEFINIDO

Local definido para a realização do I Lideri Integrado da Associação Baixo Amazonas – ABA, "Aventuras nos Rios da Amazônia". O local já é o mesmo onde foi realizado o último Lideri de Desbravadores, será o Centro de Treinamento Órion – CETRO, localizado no km 22 da Alça Viária, município de Acará/PA. No dia 1º de abril de 2012 uma comitiva visitou o local do evento e todos os acertos preliminares foram feitos, o Pastor Daniel Carvalho juntamente com seus associados e secretários de área dos desbravadores, associado Jovem e o Vereador Neemias Valentim, percorreram parte dos 170.000 m da área e finalmente bateram o martelo na escolha do local.
Local definido agora mãos a obra, mais detalhes nas próximas semanas, mas já podemos adiantar que o auditório será aumentado de tamanho, as áreas de acampamento serão ampliadas, a infraestrutura melhorada como mais locais de banho, latrinas higiênicas, campo de atividades, área médica melhorada, acesso a sinal de celular ampliado com uso de antenas externas, central de e-mails e Torpedos SMS, computador para descarregar fotos e vídeos e um mini cyber.
Um mini site será criado em breve onde notícias sobre o evento poderão ser acessadas, as inscrições serão online através do mini site ou aqui mesmo pelo nosso portal, os valores poderão ser pagos via depósito bancário em uma das contas da ABA, em breve uma conta será disponibilizada para receber os valores de inscrição, na verdade esses acertos ainda serão melhor discutidos com a ABA, este é o modo de operação desejado pela equipe de informática voluntária e será definitivamente acertado nas próximas semanas, podendo haver mudanças quanto a forma e maneira de inscrições.
"Aventuras nos Rios da Amazônia", será um Lideri único e emocionante, boas surpresas estão sendo preparadas pela equipe de formação da ABA, aguardem momentos de alegria, companheirismo, espiritualidade, aventura e conhecimento. Prepare seu clube de líderes e venha fazer parte desta aventura. Seja um dos quase 1.700 participantes esperados, garanta sua vaga e faça parta da "Grande Esperança" e das "Aventuras nos Rios da Amazônia" no Primeiro Líderi Integrado (Desbravadores, Jovens e Aventureiros) da Associação Baixo Amazonas.
[Fonte: Desbravadores.info – Texto adaptado]

HARRY FENNER, UM CLUBE 5 @

Com a divulgação do resultado a comemoração foi garantida. Confirmou-se o que se esperava, depois de todas as atividades cumpridas, o clube de desbravadores é 5 arrobas (@@@@@) na etapa Bit do 3º Campori On Line da Associação Baixo Amazonas. Parabéns aos membros da equipe que participaram desta primeira etapa e que desempenharam papel importante em mais esta vitória do clube. 


3º INDORI - RESULTADO DA ETAPA BIT

Já saiu o resultado do 3º Campori On Line. Demorou mais que o esperado, mas já está disponível no site Desbravadores.info. Segue abaixo link da relação de classificação que, segundo informado no Portal Voluntário, não é definitiva, pois alguns clubes descumpriram itens do regulamento e podem sofrer perdas de pontos.